XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: STUDENTS HELD BACK BY THE EDUCATIONAL SYSTEM RECONSTRUCTING SCHOOL LIFE: A STUDY ABOUT EVALUATION AND IDENTITY IN SMALL STORIES Autor: HELOISA QUIRINO DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - ADVISOR
Nº do Conteudo: 25481
Catalogação: 18/11/2015 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25481@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25481@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25481
Resumo:
Título: STUDENTS HELD BACK BY THE EDUCATIONAL SYSTEM RECONSTRUCTING SCHOOL LIFE: A STUDY ABOUT EVALUATION AND IDENTITY IN SMALL STORIES Autor: HELOISA QUIRINO DE OLIVEIRA
Nº do Conteudo: 25481
Catalogação: 18/11/2015 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25481@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25481@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25481
Resumo:
The majority of Brazilian public schools adopt a system which keeps
students who fail at the end of the school year in the same grade. As an English
language teacher in the school where this study was guided, I have been teaching
a group of students who have remained in the sixth grade for three, four, or even
five years. Based on this fact, my motivation to conduct this research derived
from an interest in investigating: (1) how do students evaluate the context in
which they find themselves? (2) which identities are constructed during the
interaction among students/participants and teacher/researcher? The study is based
on the sociosemiotic approach of language, as proposed by Systemic Functional
Linguistics, aligned with socioconstructionist paradigms of identity which
conceive it as a fluid, emerging, interactional and sociocultural phenomena. The
construction of identities is observed in small stories spontaneously told during
Discussion Groups carried out with the participants. Two perspectives lead the
analysis of evaluative moments in the narratives: the analytical tools of the
Appraisal Theory and the seminal and contemporary theoretical concepts related
to narratives, which emphasize the study of evaluation in narrative discourse.
Following a qualitative methodology, ten students from secondary school and
EJA ( Educação de Jovens e Adultos ) were interviewed by the
researcher/teacher about how they see their school practice. Stories told by the
participants portray situations of everyday school life which suggest relationships
of conflict among students, teachers, coordinators and principals. The coconstruction
of small stories indicates strong attitudes of collective identities
through which participants blame the other, constructing themselves as victims of
a school environment that does not provide the necessary quality of life for an
effective learning process.
Descrição | Arquivo |
COMPLETE |