INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ALUNOS EM SITUAÇÃO DE RETENÇÃO RECONSTRUINDO O COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO SOBRE AVALIAÇÃO E IDENTIDADE EM PEQUENAS HISTÓRIAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): HELOISA QUIRINO DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  ADRIANA NOGUEIRA ACCIOLY NOBREGA - Orientador
Número do Conteúdo: 25481
Catalogação:  18/11/2015 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25481@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25481@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25481

Resumo:
A maioria das unidades escolares públicas brasileiras adota a estrutura de organização seriada, que permite a retenção do aluno na mesma série no término do ano letivo. Na escola onde esta pesquisa foi realizada, como professora de Língua Inglesa, tenho lecionado para um grupo de alunos que permanece no 6. ano há três, quatro, ou até mesmo cinco anos. Com base neste fato, minha motivação em conduzir o presente estudo se dá pelo interesse em investigar: (1) de que maneira os alunos avaliam o contexto escolar no qual se encontram? e (2) que identidades são construídas durante a interação entre alunos/participantes e professora/pesquisadora?. A abordagem sociossemiótica de linguagem da Linguística Sistêmico Funcional fundamenta o trabalho, alinhada a pressupostos socioconstrucionistas de identidade que a concebem como um fenômeno fluído, emergente, interacional e sociocultural. A coconstrução das identidades é observada, principalmente, em pequenas histórias surgidas espontaneamente em Grupos de Discussão. Duas perspectivas direcionam a análise das avaliações nas narrativas: o ferramental de análise textual do Sistema de Avaliatividade e os construtos teóricos seminais e contemporâneos que propõem o estudo das avaliações no discurso narrativo. Seguindo a metodologia qualitativa de pesquisa, dez alunos do Ensino Fundamental e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram entrevistados pela pesquisadora/professora acerca de sua visão da prática escolar. Histórias contadas pelos participantes retratam situações do cotidiano da escola que sugerem relações de conflito entre alunos, professores, coordenadores e diretores. A coconstrução das pequenas histórias sinaliza fortes atitudes de identidades coletivas, por meio das quais os participantes engajam-se em um processo discursivo de culpabilização do outro, construindo-se como vítimas de um ambiente escolar que não propicia a qualidade de vida necessária à efetivação do processo de ensino-aprendizagem.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui