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Coleção Digital
Título: POÉTICA TRÁGICA: RUPTURA NO AGON HARMÔNICO DO COSMOS OU O TEMPO FORA DO EIXO Autor: CRISTINA MARIA FLORES RIBAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURA IGLESIAS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 21104
Catalogação: 04/02/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21104@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21104@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21104
Resumo:
Título: POÉTICA TRÁGICA: RUPTURA NO AGON HARMÔNICO DO COSMOS OU O TEMPO FORA DO EIXO Autor: CRISTINA MARIA FLORES RIBAS
Nº do Conteudo: 21104
Catalogação: 04/02/2013 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21104@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=21104@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21104
Resumo:
A presente tese de doutorado tem como tema a tragédia grega da
antiguidade clássica, pensada em seu contraste com a tragédia do Renascimento
ou primórdios da era moderna. Focado nas obras Édipo Rei, de Sófocles, e
Hamlet, Príncipe da Dinamarca, de William Shakespeare, este estudo pretende
tratá-las, respectivamente, no contexto histórico e filosófico em que emergem: a
tragédia antiga, nos tempos pré-socráticos, marcados pela consolidação do
processo democrático da polis grega e a tragédia moderna, em tempos de ascensão
da revolução científica e ruptura com a cosmologia aristotélico-ptolomaica
tradicional, por meio do pensamento de Giordano Bruno, Copérnico e Galileu,
dentre outros, e também pela retomada, por Montaigne, da antiga tradição cética,
pela afirmação da autonomia da consciência, bem como pela irrupção da
subjetividade; traços característicos da entrada do mundo na era moderna, e que
marcam as principais linhas diferenciais entre ambas as formas da tragédia. Em
sua estreita relação com a noção grega de cosmos, a poética trágica desponta
como a afirmação de que a tragédia ocorre justamente quando algo nessa ordem
se rompe. A tragédia poderia ser pensada, portanto, na medida em que se conserva
a arcaica imagem do mundo assentado sobre um eixo, como uma poética da
desarticulação da ordem do mundo ou a poética do cosmos fora do eixo.
Descrição | Arquivo |
NA ÍNTEGRA |