XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA Autor: VERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14243
Catalogação: 28/09/2009 Liberação: 28/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243
Resumo:
Título: LETRAMENTO VISUAL E ENSINO DE PRODUÇÃO DE TEXTO: O ENCONTRO DO APRENDIZ COM TEXTOS MULTIMODAIS EM ATIVIDADES DE ESCRITA EM INGLÊS - LÍNGUA ESTRANGEIRA Autor: VERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI
Nº do Conteudo: 14243
Catalogação: 28/09/2009 Liberação: 28/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243
Resumo:
Este trabalho analisa a produção escrita de aprendizes de inglês-língua
estrangeira com o objetivo de descrever a interação que estes aprendizes
estabelecem com textos multimodais (TM), em atividades que visam ao exercício de
escrita associado a letramento visual e conscientização sobre gêneros textuais. Três
áreas de pesquisa forneceram embasamento teórico para o estudo:
multimodalidade, aprendizagem multimídia e ensino baseado em gêneros. Estudos
em análise de imagens (Kress & Van Leeuwen, 1996; Rose, 2001) forneceram
elementos para a elaboração de um modelo voltado para a sala de aula de língua
estrangeira. A teoria da aprendizagem multimídia, postulada por Mayer (2001),
apresentou-se como suporte para a combinação verbal/visual no ensino da escrita.
O conceito de gênero como ação social (Miller, 1994; Bazerman, 1997, 2005)
direcionou as atividades para uma introdução a gêneros textuais. Os dados
compreendem os textos escritos por três alunos adultos em três atividades de
escrita com propósitos distintos e diferentes tipos de imagem/TM: capa de revista
com fotografia, anúncio de publicidade com fotografia e ilustração no livro didático.
O material analisado inclui também a gravação de duas das análises em sala de
aula e questionários respondidos posteriormente às atividades. A análise buscou
evidências no texto escrito e no discurso do aprendiz em relação a: (1) interação
com a imagem/TM: percepção (Aumont, 1990), dependência e aproveitamento dos
elementos representados, através da análise da configuração tópica do texto (Brown
& Yule, 1983) e das respostas aos questionários; (2) oportunidades de
aprendizagem visando enriquecimento lexical e a conscientização sobre gênero
textual; (3) o conhecimento tácito do gênero textual e a influência deste e do
contexto macro na interação do aprendiz com a imagem/TM. Os resultados das
análises sugerem, entre outros pontos, que (1) a dependência da imagem/TM tem
relação com o grau de dificuldade sentido pelo aprendiz ao escrever seu texto; (2) o gênero textual selecionado para a atividade de escrita influencia fortemente a leitura
e o aproveitamento que este aprendiz faz dos recursos visuais e verbais da
imagem/TM e (3) a análise de imagens/TM pode enriquecer a sala de aula, levando
o aprendiz a exercitar seu letramento visual. O conhecimento sobre a aprendizagem
multimodal pode contribuir para a elaboração de materiais de ensino voltados para o
exercício da escrita em ILE.