XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: USOS E DESUSOS DO COMPUTADOR E DA INTERNET NO COTIDIANO DE TRABALHO Autor: REIVANI CHISTE ZANOTELLI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BERNARDO JABLONSKI - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13977
Catalogação: 12/08/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13977@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13977@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13977
Resumo:
Título: PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR FRENTE ÀS NOVAS TECNOLOGIAS: USOS E DESUSOS DO COMPUTADOR E DA INTERNET NO COTIDIANO DE TRABALHO Autor: REIVANI CHISTE ZANOTELLI
Nº do Conteudo: 13977
Catalogação: 12/08/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13977@1
Referência [fr]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13977@3
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13977
Resumo:
O atual panorama educacional e econômico vem sendo moldado por duas
poderosas forças: tecnologia e informação. A sucessora da sociedade industrial – a
sociedade de informação – penetra e molda quase todos os aspectos da vida diária. A
revolução digital vem alterando, de maneira fundamental, nossos conceitos de espaço e
tempo. Nesse sentido, as universidades representam um modelo singular de gestão e
disseminação de conhecimentos, uma vez que utilizam a informação como um fator
estratégico, o homem como agente receptor e gerador de idéias e a tecnologia para a
valorização do trabalho. As novas expressões digitais exigem da sociedade não apenas
infra-estrutura, mas também uma evolução nos padrões de aprendizagem - ensino e
conceitos. Da mesma maneira, todas as categorias profissionais são, de alguma forma,
afetadas e o professor de Ensino Superior não fica de fora deste processo. A pesquisa que
fundamenta a presente tese desenvolveu-se pautada em duas dimensões: teórica e prática.
A teórica se fundamenta nas pressuposições levantadas por cientistas sociais que vêm se
debruçando sobre o tema no intuito dar um sentido mais amplo dos efeitos das
transformações sociais que estão acontecendo no trabalho e no mundo de modo geral. Já
na pesquisa de campo, através de entrevistas face-a-face semi-estruturadas, 10
professores de ensino superior com mais de 15 anos de experiência, puderam expressar,
não somente suas práticas atuais como docentes de instituições de Ensino Superior, mas
também, como estão percebendo e vivenciando as mudanças que ocorreram no seu campo
de trabalho, na transição de um mundo analógico para um mundo digital. A partir da
fala dos professores concluiu-se que o uso dos recursos da Tecnologia da Informação está
cada vez mais difundido no meio acadêmico, mas que ainda estamos vivendo em uma
fase de transição. Assim, por um lado, parte dos professores percebe mudanças
impactantes na sua rotina de trabalho; outros, porém, partilham da opinião de que as
novas tecnologias, em especial a Internet e o computador não alteraram,
significativamente, a sua prática acadêmica.