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Título: COM QUANTOS FIOS SE TECE UMA REFLEXÃO? NARRATIVAS E ARGUMENTAÇÕES NO TEAR DA INTERAÇÃO
Autor: ISABEL CRISTINA RANGEL MORAES BEZERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  INES KAYON DE MILLER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 10477
Catalogação:  31/08/2007 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10477@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10477@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.10477

Resumo:
A reflexão profissional, para ser significativa, deve estar intrinsecamente ligada aos porquês dos envolvidos, segundo o viés proposto pela Prática Exploratória. Assim, esta tese traz sua colaboração para a área de formação continuada de professores de língua estrangeira ao focalizar o processo de co- construção de conhecimentos e de reflexão docente desenvolvido em um curso de idiomas no qual envolvi-me em uma consultoria exploratória com alguns colegas. A utilização dos princípios da Prática Exploratória para a condução do processo de reflexão eminentemente discursivo de fazer sentido da vida em sala de aula (e fora dela) permitiu que o mesmo priorizasse a qualidade de vida, o envolvimento e a busca da união de todos, o desenvolvimento mútuo, ainda que fosse possível mapear momentos de embate e de negociação de significados conflitantes. Ressalto que esse processo de trabalhar para entender tornouse híbrido na medida em que a pesquisa se fazia presente, envolvendo também os colegas. Dessa forma, a configuração discursiva das reuniões reflexivas ensejou discussões de nossas crenças, momentos de construção identitária, dentre outras questões, na medida em que tentávamos, enquanto grupo, fazer sentido da nossa prática docente. Sublinho que, neste trabalho, tomo o discurso em sua centralidade nos processos de negociação de entendimentos sobre quem somos e sobre o mundo social onde as práticas discursivas se configuram e, particularmente, para a construção discursiva da reflexão. Considerando o formato de nossos encontros - uma reunião para estudos e reflexão - narrativas e argumentações eram tecidas no tear da interação em conseqüência do uso de Atividades de Reflexão com Potencial Exploratório para darem início aos questionamentos. Portanto, a análise micro-discursiva que faço das interações tomam estes dois elementos como categorias fundamentais de análise para responder às questões ou puzzles que encaminham meu olhar de pesquisadora-consultora. Finalmente, ressalto ainda neste trabalho o olhar analítico não apenas à ação discursiva dos colegas, mas à minha também, especialmente no tocante à ação de consultora. Acredito que direcionar o foco de análise para minha ação discursiva contribui para a construção de um espaço no campo epistemológico da reflexão profissional voltado à reflexão do consultor sobre seu fazer profissional.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
PARTE I, CAPÍTULOS 1, 2, 3, 4 E 5  PDF
PARTE II, CAPÍTULOS 6, 7 E 8  PDF
PARTE III, CAPÍTULOS 9, 10, 11 E 12  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
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