XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS Autor: MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ ANTONIO LUZIO COELHO - ADVISOR
LUIZ CARLOS AGNER CALDAS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 25615
Catalogação: 12/01/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615
Resumo:
Título: PEDAGOGICAL USABILITY AND INTERACTION DESIGN: PROCESSES OF COMMUNICATION AND COLLABORATION IN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS Autor: MARIA ISABELLA DE PORTO ALEGRE MUNIZ
LUIZ CARLOS AGNER CALDAS - CO-ADVISOR
Nº do Conteudo: 25615
Catalogação: 12/01/2016 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=25615@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.25615
Resumo:
This research deals with interaction mediated by communication and
collaboration tools in virtual learning environments, within the context of distance
education, and from the standpoint of pedagogical usability and interaction
design. It is assumed that there are problems related to interaction mediated by
virtual learning environments that hinder the implementation of teaching
strategies of DE-based collaboration and communication. Thus, the study, based
on teachers reports, aims to find requirements and issues that may influence the
use of virtual learning environments for planning and implementation of
collaborative teaching strategies. In addition to bringing contributions to the
design of a distance education based on collaboration and communication,
research contributes methodologically to the area of interaction design with the
proposition of the use of scenario-based interview technique. Unstructured
interviews were conducted with professionals of distance education, to support the
development of scenarios that served as subjects for the interview technique based
on scenarios with teachers directly involved in interactions with students during
courses. The interviews include detailed descriptions of how these professionals
put into practice pedagogical strategies based on communication and
collaboration and expose the growing role of tutoring in distance education
pedagogical models that propose collaborative teaching strategies, resulting in the
need for systems that support tutor tasks within virtual learning environments.