XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: VISUAL LITERACY AND THE TEACHING OF WRITING: LEARNER INTERACTION WITH MULTIMODAL TEXTS DURING WRITING TASKS IN EFL Autor: VERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 14243
Catalogação: 28/09/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243
Resumo:
Título: VISUAL LITERACY AND THE TEACHING OF WRITING: LEARNER INTERACTION WITH MULTIMODAL TEXTS DURING WRITING TASKS IN EFL Autor: VERA LUCIA CARVALHO GRADE SELVATICI
Nº do Conteudo: 14243
Catalogação: 28/09/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14243@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14243
Resumo:
This study analyses the written production of EFL learners with the purpose of
describing how these learners interact with multimodal texts (MT) in writing tasks
whose aims are the development of writing skills, visual literacy and genre
awareness. Three areas of research served as the basis for the study: multimodality,
multimedia learning and genre-based teaching. Studies of visual language (Kress &
Van Leeuwen, 1996; Rose, 2001) provided the elements for a model of analysis to
be used in language teaching classes. The multimedia learning theory, conceived by
Mayer (2000), grounded the examination of the verbal/visual combination in the
teaching of writing. The idea of genre as social action (Miller, 1994; Bazerman, 1997,
2005) guided the activities designed for genre awareness. The data include the texts
written by three adult learners in tasks with specific pedagogical purposes and
different types of images/MT: a magazine cover with a photograph, an advertisement
with a photograph and a textbook illustration. It also includes the recorded material of
two of the oral analyses in class and questionnaires completed by the students after
the writing task. The analysis looked for evidence in the written texts and in the
learners’ discourse concerning: (1) interaction with the image/MT: perception,
dependence and use of the represented elements, through the analysis of the topic
framework of the text (Brown & Yule, 1983) and the learners’ responses to the
questionnaires; (2) learning opportunities focusing on lexical improvement and genre
awareness; (3) tacit knowledge of the genre and its influence, as well as the
influence of the macro context on the learners’ interaction with the image/MT. Some
of the findings suggest that (1) dependence on the image/MT is closely related to the
learner’s writing ability; (2) the genre selected for the activity strongly influences the
learners’ responses and their use of the visual and verbal resources of the
image/MT, and (3) multimodal text analysis can enrich the foreign language class, motivating learners to exercise their visual literacy. The knowledge of multimodal
learning can contribute to the design of materials for the teaching of writing.