Capa da revista miguel fasciculo Ano 2023 Nº 9                    jul/dez
Ano 2023
Nº 9  jul/dez
EDITORIAL

A MIGUEL é uma revista do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) voltada para a publicação de artigos científicos a partir de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação (TCC) dos cursos de graduação em Jornalismo, Publicidade e Cinema. A revista foi idealizada em 2017 pelos alunos Caio Costa, David Yozef, Isabella Salles, Kenzo Osanai e Marina Trovão, como um projeto da disciplina Mídias Locais (Graduação), ministrada pela professora Lilian Saback. O nome da publicação é uma homenagem ao professor Miguel Serpa Pereira (1941-2019), um dos responsáveis pela implantação do PPGCOM/PUC-Rio (2003) e um dos fundadores do Projeto Comunicar (1987), entre as várias contribuições do docente para a história do Departamento de Comunicação e da PUC-Rio. O primeiro número da MIGUEL, que é editada semestralmente, foi publicado em novembro-dezembro/2019 em versão on-line.

ADRIANA FERREIRA

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ARTIGOS
BEATRIZ DE PAULA BARBOSA FREITAS

DOMINIQUE SERRA DA SILVA MACHADO

FERNANDO ANNUNZIATA RAMOS

GABRIEL PEREIRA MEIRELLES

GABRIELA SANTIAGO DE MATOS

JULIA S. G. IWATA

MORGANA MARIA LEANDRO

EXPEDIENTE


DIRETOR (A)
TATIANA SICILIANO

COORDENADOR(A) DE ESTUDOS DE MÍDIAS
CLAUDIA PEREIRA

COORDENADOR(A) DE JORNALISMO
LEONEL AGUIAR

COORDENADOR(A) DO NÚCLEO AUDIOVISUAL
ANDREA FRANCA

EDITOR(ES) EXECUTIVO(S)
ADRIANA FERREIRA

EDITOR(ES) ADJUNTO(S)
BARBARA ASSUMPCAO
DANIEL VARGENS
LILIAN SABACK

MEMBRO(S) DO CONSELHO EDITORIAL
ANDREA FRANCA
CLAUDIA PEREIRA
CRISTINA BRAVO
LEONEL AGUIAR
TATIANA SICILIANO
ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.
Capa da revista miguel fasciculo Ano 2023 Nº 8                    jan/jun
Ano 2023
Nº 8  jan/jun
EDITORIAL

Os artigos reunidos nesta oitava Edição da Revista Miguel mostram assuntos que têm sido discutidos nos últimos anos, alguns especialmente debatidos no período da pandemia. É possível encontrar em um texto a análise da cobertura jornalística de um grande e tradicional veículo de comunicação sobre a Guerra da Ucrânia, mas, por outro lado, há um trabalho que aponta o papel de mídias locais durante a crise da Covid-19 nas favelas. A produção em mídias alternativas é também tema de artigo que tenta investigar que perspectiva ganha o cinema com obras realizadas em circuitos não estritamente comerciais. Em outra direção, uma pesquisa olha para a Comunicação Corporativa e observa como ela pode dialogar de forma eficiente com a área ambiental. E, finalmente, branquitude, empoderamento feminino, racismo e a relação da mídia - tradicional ou não – com estas questões fazem parte de análise de duas pesquisas.

Adrianne Magalhães de Queiroz Teles Gomes investiga no seu artigo 26 edições do Jornal Nacional durante o primeiro mês da guerra entre Rússia e Ucrânia. Para entender a estrutura e a organização do telejornal, ela destaca 191 reportagens sobre o conflito.

Carlos Eduardo Paschoal Campos faz uma reflexão sobre a branquitude brasileira e busca investigar a dinâmica desta questão no discurso da publicidade e na Indústria Cultural. Ele usa como um dos exemplos a figura da apresentadora Xuxa Meneghel para mostrar como é feita a construção do discurso propagado pela sociedade branca do país.

Eduardo Carvalho escolheu usar como pano de fundo de seu trabalho a pandemia da Covid-19 para investigar o papel das mídias locais. Ele examina o conteúdo de três veículos de comunidades do Rio de Janeiro para dar uma visão mais ampla do que é produzido nas favelas pelo segmento da comunicação local.

Lorena Altomar Racero utiliza como base uma campanha da empresa de energia Furnas Centrais Elétricas com o objetivo de analisar a comunicação organizacional alinhada às práticas ambientais. No artigo, ela aponta para a necessidade de haver uma comunicação pública eficiente e a importância de uma área de gestão ambiental em empresas para conscientizar a sociedade.

Luiza Lima Furtado analisa o livro A Literatura e o Mal (1957), do antropólogo francês Georges Bataille (1897-1962), e explora os conceitos do autor no cinema de Vivienne Dick, integrante do movimento audiovisual Cinema de Transgressão.

Victória Reis de Oliveira Rodrigues demonstra como o podcast pode ser uma ferramenta de empoderamento por meio da produção de mulheres negras. Ela observa como elas usam esta linguagem para romper com os estereótipos presentes na mídia tradicional.

ADRIANA FERREIRA

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ARTIGOS
ADRIANNE MAGALHAES DE QUEIROZ TELES GOMES

CARLOS EDUARDO PASCHOAL CAMPOS

EDUARDO CARVALHO DOS SANTOS

LORENA ALTOMAR RACERO

LUIZA LIMA FURTADO

VICTORIA REIS DE OLIVEIRA RODRIGUES

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TATIANA SICILIANO

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ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.
Capa da revista miguel fasciculo Ano 2022 Nº 7                    jul/dez
Ano 2022
Nº 7  jul/dez
EDITORIAL

A construção de discursos é um dos assuntos que mais instigaram os formandos cujos artigos fazem parte desta 7ª edição da Revista Miguel. Em dos textos, há análise da cobertura realizada pela Folha de S. Paulo das declarações falsas e distorcidas do Presidente da República Jair Bolsonaro entre 2019 e 2021. Outro trabalho discute como a fotografia é fundamental para construir narrativas sobre as pessoas que retrata, e como as imagens podem ser elaboradas de forma ética ou não, dependendo do olhar de quem está por trás das lentes. Outro projeto estuda como a publicidade é capaz de ser um potente caminho para elaborar “falas” sobre a figura feminina e como estas influenciam de forma positiva ou negativa a construção de novos cenários, inclusive no mundo esportivo. E um artigo mostra como a Fórmula 1 passou por uma transformação a partir do momento que novas narrativas foram desenvolvidas nas redes sociais com o objetivo de atingir um crescimento para o setor.

Carolina Fernandes de Barros investiga o fenômeno transmídia, e, para isto, se baseia do case de sucesso da Fórmula 1 de automobilismo, que ganhou fôlego após investir em produções para as redes sociais. O objeto do estudo é a produção da Netflix F1: Drive to Survive.

Gabriel Rodrigues da Silva analisa reportagens publicadas no site do jornal Folha de S. Paulo nos três primeiros anos do governo de Jair Bolsonoro. Ele examina como um veículo da grande mídia noticiou as declarações falsas ou distorcidas do Presidente da República.

Giovnanna Meira Guimarães Temido tem como objetivo refletir sobre a Pedagogia do Bem-Querer, idealizada pelo fotógrafo João Roberto Ripper. A partir disto, considera como a fotografia é um documento sobre a memória coletiva e uma representação de conceitos e crenças em um determinado tempo e espaço.

Larissa Gomes Costa Pessanha explora a mudança que houve da inserção da mulher no esporte e as representações atribuídas ao corpo feminino. Para análise, fundamentou o trabalho com campanhas publicitárias da Nike.

Professora Adriana Ferreira


ADRIANA FERREIRA

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ARTIGOS
CAROLINA FERNANDES DE BARROS

GABRIEL RODRIGUES DA SILVA

GIOVANNA MEIRA GUIMARAES TEMIDO

LARISSA GOMES COSTA PESSANHA

EXPEDIENTE


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CLAUDIA PEREIRA
CRISTINA BRAVO
LEONEL AGUIAR
MARCIA ANTABI
NEY COSTA SANTOS
PATRICIA MAURICIO
TATIANA SICILIANO
ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.
Capa da revista miguel fasciculo Ano 2022 Nº 6                    jan/dez
Ano 2022
Nº 6  jan/dez
EDITORIAL

Nesta 6ª edição da Revista Miguel, os artigos estabelecem um interessante diálogo entre os temas abordados. Duas alunas tomaram como base a política e o jornalismo para investigar o ´Cercadinho do Alvorada`, espaço onde o Presidente da República se pronunciava em Brasília. Outros dois formandos usaram o mundo virtual para pensar temas relacionados à tecnologia. Já o cinema foi inspiração para uma série de reflexões, entre elas, a própria sétima arte e o estudo de gênero. E o que o agente secreto James Bond e a jogadora de futebol Marta têm em comum? Figuras da ficção e do mundo real, elas estão em dois artigos que examinam imagem e construção de marca.

Flávia Farias de Pinho mostra como o presidente Jair Bolsonaro estabeleceu uma nova forma de transmissão de informações que se denominou ´Cercadinho do Alvorada` e como isto se tornou uma estratégia de uma política populista, de comunicação com eleitores bolsonaristas e uma tática de ataque à imprensa.

Crystal Sandres Duarte questiona: O que é o cinema? Onde está o cinema? Para encontrar respostas, ela reflete sobre a forma norte-americana de fazer filmes, qualificada como uma linguagem ´clássica` de produção da sétima arte. O trabalho ainda discute o lugar do cinema denominado experimental.

Gabriel Velloso Haus analisa a estratégia de marketing de relacionamento do jogo virtual Valorant no mercado bilionário de videogames gratuitos e os motivos do sucesso deste jogo.

Giovana Coutinho Chiconelli pesquisa a representação do gênero feminino em filmes de terror do subgênero slasher a partir de três longas-metragens: Rua do Medo – Parte 1: 1994, Rua do Medo – Parte 2: 1978, e Rua do Medo – Parte 3: 1666.

Lina Netto Bleier usa o personagem James Bond, também conhecido como 007, para desenvolver conceitos sobre a teoria das construções de marca e do branding. O objetivo do artigo é responder o que assemelha James Bond a uma marca, assim como o que o diferencia.

Nayara Furtado da Silva aborda a tecnologia de dados para entender quem está por trás dela, sob quais pressupostos é controlada e por quê. A ideia é compreender como este mecanismo influencia no aumento de conflitos como racismo, sexismo e discriminação.

Natasha Fisch Nigri estuda a imagem de uma das maiores jogadoras do futebol feminino, Marta. Duas campanhas de marketing Go Equal e a Veio Pra Ficar, da empresa Avon, em que Marta é a estrela, foram escolhidas para investigar como ela criou uma marca pessoal de fortalecimento do futebol feminino brasileiro.

Tatiana Oliveira de Abreu observa de que modo os ataques sofridos por jornalistas no exercício de seu trabalho durante a cobertura no ´Cercadinho do Alvorada` são uma ameaça à liberdade de imprensa no Brasil.

ADRIANA FERREIRA

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ARTIGOS
ANA FLAVIA FARIAS DE PINHO

CRYSTAL SANDRES DUARTE

GABRIEL VELLOSO HAUS

GIOVANA COUTINHO CHICONELLI

LINA NETTO BLEIER

NATASHA FISCH NIGRI

NAYARA FURTADO DA SILVA

TATIANA OLIVEIRA DE ABREU

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TATIANA SICILIANO
ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.
Capa da revista miguel fasciculo Ano 2021 Nº 5                    jul/dez
Ano 2021
Nº 5  jul/dez
EDITORIAL

Música, cinema, artes plásticas, carnaval, poesia, literatura e jornalismo são os temas abordados por alunos da graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio nos artigos que compõem esta sexta edição da Revista Miguel. Os textos foram elaborados a partir de monografias que os estudantes apresentaram como trabalho final de curso. Além de conter reflexões sobre diferentes tópicos do campo da comunicação, os artigos são uma mostra da diversificada produção desenvolvida pelos graduandos do Departamento. As pesquisas foram orientadas pelos professores Bárbara Assumpção, Gustavo Chataignier, Lilian Saback, Luciana Pereira, Rose Esquenazi e Tatiana Siciliano.

Gustavo Zeitel mostra como o poeta francês Charles Baudelaire concebeu a modernidade e como o jornalista carioca João do Rio manifestou o “espírito baudelairiano” na Belle Époque brasileira. Zeitel faz uma análise comparativa entre as obras de Charles Baudelaire e do cronista João do Rio.

Isabela Carias Pereira examina posicionamentos feministas e questões raciais nos álbuns visuais BEYONCÉ, Lemonade e Black is King da cantora americana Beyoncé. O estudo tem o objetivo de identificar como estas temáticas se desenvolvem no período de 2013 a 2020. As letras das canções e os aspectos estéticos dos clipes foram minuciosamente examinados.

Julia Rafaela Bruce toma como base a turnê “Nossa História”, de Sandy e Junior, para entender o comportamento dos fãs millennials no último show dos irmãos realizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O trabalho procura compreender o evento como um produto cultural ou mediático e um espaço de revisitação e de ressignificação de memórias.

Julia Rivero utiliza o enredo da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira, “História para ninar gente grande”, cujo desfile foi em 2019, para demonstrar a importância dos enredos das Escolas de Samba como forma de resgate da história brasileira. Julia aponta o papel educativo e social do samba e do Carnaval, que une os brasileiros como nação.

Laila Algaves Nuñez busca compreender de que maneira a arte contemporânea produziu novos e complexos modelos e suportes de representação. Parte da produção da artista visual portuguesa Helena Almeida é analisada e serve como eixo para a discussão.

Matheus Lisbôa Matarangas investiga a representação de fronteiras políticas no filme O Passo Suspenso da Cegonha (1991), do diretor grego Theodoros Angelopoulos. Ele estrutura a reflexão a partir de conceitos do cientista político Benedict Anderson e do sociólogo britânico-jamaicano Stuart Hall.

ADRIANA FERREIRA

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ARTIGOS
GUSTAVO ZEITEL

ISABELA CARIAS PEREIRA

JULIA RAFAELA BRUCE

JULIA RIVERO DE SOUZA MASSOTO

LAILA ALGAVES NUNEZ

MATHEUS LISBOA MATARANGAS

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LILIAN SABACK

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CLAUDIA PEREIRA
CRISTINA BRAVO
LEONEL AGUIAR
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NEY COSTA SANTOS
PATRICIA MAURICIO
TATIANA SICILIANO
ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.
Capa da revista miguel fasciculo Ano 2021 Nº 4                    jan/jun
Ano 2021
Nº 4  jan/jun
EDITORIAL

A quarta edição da Miguel apresenta os seguintes trabalhos: Vitória Brandão analisa a cobertura das eleições municipais de 2020 por parte do DeltaFolha, a seção de jornalismo de dados do jornal Folha de S. Paulo, com base em 18 reportagens publicadas durante o período eleitoral. Beatriz Gonçalves Veloso investiga como os arquétipos cunhados por Jung, inconscientemente, contribuíram para a construção das narrativas mitológicas de deusas como Afrodite e Deméter e analisa as repercussões dessas projeções mitológicas e ideais femininos nos semanários A Maçã e Revista Feminina. Carolina Gomes analisa a representação midiática da Educação de Jovens e Adultos, sob a ótica da série Segunda Chamada da TV Globo. O estudo parte de entrevistas em profundidade com alunos e professores, com uma das roteiristas da série, Carla Faour e com o jornalista de Educação do jornal O Globo, Bruno Alfano. Helena Carmona Gomes discorre sobre a importância do conhecimento na área de comunicação visual para profissionais do jornalismo, tanto por questões mercadológicas como a respeito da qualidade dos produtos jornalísticos. Maria Eduarda Garibe pesquisa como a comunicação do reality show, Big Brother Brasil 20, foi arquitetada a fim de potencializar os acontecimentos imprevisíveis do ao vivo. O estudo aborda os diferentes componentes da comunicação transmidiática, suas características e outros aspectos que contribuíram para expor da melhor maneira o conteúdo que estava sendo produzido a cada minuto dentro da casa. Paula Monteiro da Veiga Cabral faz uma análise qualitativa sobre o papel da comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) no crescimento da cobertura midiática do esporte paralímpico no Brasil, a partir de medidas tomadas pela comunicação institucional. Eduarda Pillar investiga as fronteiras entre a escrita autobiográfica e a ficcional a partir da autobiografia A Força da Idade (1960) e do romance A Convidada (1943), ambos de autoria de Simone de Beauvoir. Leonardo Soares Young aborda aspectos da memória a partir do filme Na Boca do Mundo (1979), dirigido por Antônio Pitanga durante um período de intensa produção cinematográfica no Brasil, parte do projeto nacional-popular da Empresa Brasileira de Filmes S/A (Embrafilme). Giuliana Mocelin investiga como o filme O Tigre e o Dragão (Ang Le, 2000) promove uma imagem da China criada a partir de estereótipos. Luiza França analisa a linguagem cinematográfica do diretor Wong Kar-Wai, a partir dos filmes Amores Expressos (1994) e Anjos Caídos (1995), com o objetivo de compreender como a montagem e a trilha sonora contribuem para a narrativa dos longas-metragens.

LILIAN SABACK

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ARTIGO
VITORIA DE FIGUEIREDO BRANDAO SOUZA

BEATRIZ GONCALVES VELOSO

CAROLINA DA SILVA GOMES

HELENA CARMONA GOMES

MARIA EDUARDA VASCONCELLOS B GARIBE

PAULA MONTEIRO DA VEIGA CABRAL

EDUARDA HOFFLING MURAT DO PILLAR

LEONARDO SOARES YOUNG

GIULIANA DE QUEIROS MATTOSO MOCELIN

LUIZA FRANCA DE MESQUITA

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TATIANA SICILIANO

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CLAUDIA PEREIRA

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LEONEL AGUIAR

COORDENADOR(A) DO NÚCLEO AUDIOVISUAL
ANDREA FRANCA

EDITOR(ES) EXECUTIVO(S)
LILIAN SABACK

EDITOR(ES) ADJUNTO(S)
BARBARA ASSUMPCAO
DANIEL VARGENS
FELIPE GOMBERG

MEMBRO(S) DO CONSELHO EDITORIAL
TATIANA SICILIANO
LEONEL AGUIAR
CLAUDIA PEREIRA
ANDREA FRANCA
PATRICIA MAURICIO
FELIPE GOMBERG
CRISTINA BRAVO
NEY COSTA SANTOS
ITALA MADUELL VIEIRA
BARBARA ASSUMPCAO
MARCIA ANTABI
ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.
Capa da revista miguel fasciculo Ano 2020 Nº 3                    jul/dez
Ano 2020
Nº 3  jul/dez
EDITORIAL

O terceiro número da Miguel reúne artigos produzidos a partir de monografias de graduação, orientadas pelos professores do Departamento de Comunicação Social Andréa França, Bárbara Assumpção, Carmem Petit, Cristina Bravo, Gustavo Chataignier, Rosamary Esquenazi e Vera Figueiredo. São sete trabalhos de alunos sobre questões da comunicação. A seguir apresento os textos que integram este número. Danielle Klajman analisa a eficácia do marketing sensorial nos pontos de venda de marcas de roupas, utilizando como objetos de estudo as grifes Farm e Reserva. Vitor Gonçalves Procopio se apoia nas campanhas de Minha Mãe é Uma Peça 3 e A menina que matou os pais/o menino que matou meus pais, para investigar os efeitos das estratégias de comunicação nos filmes e sua recepção. Pamella Louise Alves de Lima investiga sobre a resistência à censura por meio do jornal alternativo EX- e a cobertura sobre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog em 1975. O estudo foi elaborado a partir de consulta à edição fac símile publicada pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo em 2010. Alexia Carpilovsky toma o livro-reportagem Ricardo e Vânia, de Chico Felitti, para pensar de que forma o Jornalismo Literário (JL) contribui para a humanização da notícia de modo a sensibilizar o público leitor quanto a grupos marginalizados. Letícia Honório Parente pensa o lugar da literatura na cultura digital, a partir do levantamento de sites, revistas eletrônicas e blogs voltados para a produção literária, no Brasil. Gabriel Luiz Galvão Vieira Pinto faz um breve panorama histórico e cultural sobre a representação LGBTQ no cinema brasileiro. Bernardo Tavares explora a suposta hibridização dos gêneros ficção e documentário presente no cinema nacional contemporâneo. O estudo apresenta a análise do longa Era o Hotel Cambridge (Eliane Caffé, 2016).

LILIAN SABACK

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ARTIGOS
DANIELLE KLAJMAN

VITOR GONCALVES PROCOPIO

PAMELLA LOUISE ALVES DE LIMA

ALEXIA CARPILOVSKY

LETICIA HONORIO PARENTE

GABRIEL LUIZ GALVAO VIEIRA PINTO

BERNARDO TAVARES E SILVA COSTA

EXPEDIENTE


DIRETOR (A)
TATIANA SICILIANO

COORDENADOR(A) DE ESTUDOS DE MÍDIAS
CLAUDIA PEREIRA

COORDENADOR(A) DE JORNALISMO
LEONEL AGUIAR

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ANDREA FRANCA

EDITOR(ES) EXECUTIVO(S)
LILIAN SABACK

EDITOR(ES) ADJUNTO(S)
BARBARA ASSUMPCAO
DANIEL VARGENS
FELIPE GOMBERG

MEMBRO(S) DO CONSELHO EDITORIAL
TATIANA SICILIANO
LEONEL AGUIAR
CLAUDIA PEREIRA
ANDREA FRANCA
PATRICIA MAURICIO
FELIPE GOMBERG
CRISTINA BRAVO
NEY COSTA SANTOS
ITALA MADUELL VIEIRA
BARBARA ASSUMPCAO
MARCIA ANTABI
ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.
Capa da revista miguel fasciculo Ano 2020 Nº 2                    jan/jun
Ano 2020
Nº 2  jan/jun
EDITORIAL

O segundo número da Miguel reúne artigos produzidos a partir de monografias de graduação, orientadas pelos professores do Departamento de Comunicação Social Arthur Ituassu, Bárbara Assumpção, Felipe Gomberg, Itala Maduell, Lilian Saback e Tatiana Siciliano. São seis trabalhos de alunos com reflexões contemporâneas do campo comunicacional. A seguir resumimos as contribuições deste número. Rafaela Monnerat realiza estudo de marketing sensorial aplicado em estratégias da rede de cafeterias Starbucks. Caroline Bomfim tem como objetivo principal de pesquisa entender como se dá a interação entre o real e o ficcional na novela Lado a Lado, a partir de fatos históricos como a Revolta da Vacina e a transição do sistema imperial para o republicado no Brasil no início do século XX. Elissa Griner Taublib analisa a atuação da mídia brasileira, especialmente dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, na cobertura do conflito árabe-israelense, a partir de uma leitura comparada com dois dos principais veículos norte-americanos, The New York Times e The Washington Post. Já Beatriz Ostwald Luz Vilardo desenvolve estudo sobre a produção de livros-reportagem por correspondentes internacionais no âmbito da disrupção dos modelos de negócio do jornalismo. A partir de reportagens do programa Fantástico, da Rede Globo, Júlia Almeida discute o uso de câmeras e microfones escondidos e a adoção de falsa identidade no jornalismo investigativo. Para fechar esta edição, Manoela Caldas investiga o silenciamento histórico em relação a memórias femininas, especialmente no que tange à atuação de jornalistas mulheres opositoras da ditadura militar brasileira, com estudo de caso da experiência de Míriam Leitão.

FELIPE GOMBERG  / LILIAN SABACK

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ARTIGOS
RAFAELA MONNERAT M DE A E SILVA

CAROLINE BONFIM

ELISSA GRINER TAUBLIB

BEATRIZ VILARDO

JULIA ALMEIDA

MANOELA CALDAS

EXPEDIENTE


DIRETOR (A)
TATIANA SICILIANO

COORDENADOR(A) DE ESTUDOS DE MÍDIAS
CLAUDIA PEREIRA

COORDENADOR(A) DE JORNALISMO
LEONEL AGUIAR

COORDENADOR(A) DO NÚCLEO AUDIOVISUAL
ANDREA FRANCA

EDITOR(ES) EXECUTIVO(S)
LILIAN SABACK

EDITOR(ES) ADJUNTO(S)
BARBARA ASSUMPCAO
DANIEL VARGENS
FELIPE GOMBERG

MEMBRO(S) DO CONSELHO EDITORIAL
TATIANA SICILIANO
LEONEL AGUIAR
CLAUDIA PEREIRA
ANDREA FRANCA
PATRICIA MAURICIO
FELIPE GOMBERG
CRISTINA BRAVO
NEY COSTA SANTOS
ITALA MADUELL VIEIRA
BARBARA ASSUMPCAO
MARCIA ANTABI
ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.
Capa da revista miguel fasciculo Ano 2019 Nº 1                    Jul/Dez
Ano 2019
Nº 1  Jul/Dez
EDITORIAL

O primeiro número da Miguel reúne artigos produzidos a partir de monografias de graduação, orientadas pelos professores do Departamento de Comunicação Social Bárbara Assumpção, Cristina Bravo, Gustavo Chataignier, Itala Maduell, Luciana Pereira e Marcia Antabi. São seis trabalhos de alunos sobre diferentes questões da comunicação. Cecília Bueno entrevistou moradores de município afetado pela tragédia ambiental da Samarco, em 2016, para observar a memória de um povo devastado. André Luiz Marinho Costa faz análise crítica da abordagem da CNN sobre a conjuntura política dos Estados Unidos, marcada por conflitos entre a imprensa e o presidente republicano Donald Trump. Theo Villaça discute os fenômenos da pós-verdade e das fake news a partir de autores do século XX. No campo da comunicação organizacional, Vinícius Rodrigues M. Silva faz estudo de caso sobre o jornal interno Grand News, do hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro. Fechando esta edição, dois autores pensam o audiovisual: Nathanael Leitão de Carvalho pesquisa como as novas tecnologias relacionadas ao som podem tornar o cinema mais acessível a deficientes visuais e Brenda Lopes Siqueira analisa o storytelling nos videoclipes.

LILIAN SABACK

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ARTIGOS
CECILIA BUENO

ANDRE LUIZ MARINHO DA SILVA COSTA

THEO MAGALHAES VILLACA

VINICIUS RODRIGUES MENEZES SILVA

NATHANAEL LEITAO DE CARVALHO

BRENDA LOPES SIQUEIRA

EXPEDIENTE


DIRETOR (A)
TATIANA SICILIANO

COORDENADOR(A) DE ESTUDOS DE MÍDIAS
CLAUDIA PEREIRA

COORDENADOR(A) DE JORNALISMO
LEONEL AGUIAR

COORDENADOR(A) DO NÚCLEO AUDIOVISUAL
ANDREA FRANCA

EDITOR(ES) EXECUTIVO(S)
LILIAN SABACK

EDITOR(ES) ADJUNTO(S)
BARBARA ASSUMPCAO
DANIEL VARGENS
FELIPE GOMBERG

MEMBRO(S) DO CONSELHO EDITORIAL
TATIANA SICILIANO
LEONEL AGUIAR
CLAUDIA PEREIRA
ANDREA FRANCA
PATRICIA MAURICIO
FELIPE GOMBERG
CRISTINA BRAVO
NEY COSTA SANTOS
ITALA MADUELL VIEIRA
BARBARA ASSUMPCAO
MARCIA ANTABI
ARTIGOS

Título
O SEQUESTRO DO CINEMA: UMA PERSPECTIVA APROFUNDADA SOBRE A DOMINAÇÃO HOLLYWOODIANA E A ARTE CONTEMPORÂNEA COMO PLANO DE FUGA

Data de Publicação: 09/06/2022 Icone PDF

Autores
CRYSTAL SANDRES DUARTE

DOI

Resumo
O trabalho em questão tem o propósito de se colocar sobre a nomenclatura designada ao cinema fora do clássico, aquele dito experimental, assim como discutir o que é o cinema? ou onde está o cinema?. Para isso, o trabalho faz uma denúncia de um tipo de invasão e colonização de uma das formas de linguagem do cinema, a considerada clássica, sobre as outras. O objetivo é refletir sobre as intenções duvidosas por trás da infestação da forma norte-americana (clássica) de fazer cinema e sua participação na transformação dos Estados Unidos em uma potência política, econômica e cultural. Assim, esta pesquisa evidencia um aprisionamento da forma cinema, mantida refém por interesses políticos. Além disso, o trabalho se propõe a analisar duas formas disruptivas da imagem-movimento, essenciais para a fusão ainda em processo entre o cinema e a arte contemporânea: o vídeo e a imagem-tempo.


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CEP: 22453-900 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ
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