Ano 2020
Nº 2  jan/jun
EDITORIAL

O segundo número da Miguel reúne artigos produzidos a partir de monografias de graduação, orientadas pelos professores do Departamento de Comunicação Social Arthur Ituassu, Bárbara Assumpção, Felipe Gomberg, Itala Maduell, Lilian Saback e Tatiana Siciliano. São seis trabalhos de alunos com reflexões contemporâneas do campo comunicacional. A seguir resumimos as contribuições deste número. Rafaela Monnerat realiza estudo de marketing sensorial aplicado em estratégias da rede de cafeterias Starbucks. Caroline Bomfim tem como objetivo principal de pesquisa entender como se dá a interação entre o real e o ficcional na novela Lado a Lado, a partir de fatos históricos como a Revolta da Vacina e a transição do sistema imperial para o republicado no Brasil no início do século XX. Elissa Griner Taublib analisa a atuação da mídia brasileira, especialmente dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, na cobertura do conflito árabe-israelense, a partir de uma leitura comparada com dois dos principais veículos norte-americanos, The New York Times e The Washington Post. Já Beatriz Ostwald Luz Vilardo desenvolve estudo sobre a produção de livros-reportagem por correspondentes internacionais no âmbito da disrupção dos modelos de negócio do jornalismo. A partir de reportagens do programa Fantástico, da Rede Globo, Júlia Almeida discute o uso de câmeras e microfones escondidos e a adoção de falsa identidade no jornalismo investigativo. Para fechar esta edição, Manoela Caldas investiga o silenciamento histórico em relação a memórias femininas, especialmente no que tange à atuação de jornalistas mulheres opositoras da ditadura militar brasileira, com estudo de caso da experiência de Míriam Leitão.

FELIPE GOMBERG  / LILIAN SABACK

ARTIGOS
MARKETING SENSORIAL NO VAREJO:ESTUDO DE CASO DA STARBUCKS E SUA INFLUÊNCIA NO NICHO DE CAFETERIAS
RAFAELA MONNERAT M DE A E SILVA

A HISTÓRIA ENCENADA NA TELENOVELA:OS BRASILEIROS DE LADO A LADO
CAROLINE BONFIM

GUERRA DE DISCURSOS:UM ESTUDO COMPARADO DA COBERTURA JORNALÍSTICA DO CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE
ELISSA GRINER TAUBLIB

O LIVRO-REPORTAGEM NO CONTEXTO DO JORNALISMO E O CORRESPONDENTE INTERNACIONAL COMO JORNALISTA-AUTOR
BEATRIZ OSTWALD LUZ VILARDO

O USO DE CÂMERAS E MICROFONES ESCONDIDOS E A ADOÇÃO DE FALSA IDENTIDADE NO JORNALISMO INVESTIGATIVO:NECESSÁRIO OU ANTI-ÉTICO?
JULIA ALMEIDA

DEMOCRACIA NO FEMININO:O SILENCIAMENTO HISTÓRICO DE JORNALISTAS MULHERES OPOSITORAS DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA, EM ANÁLISE DO CASO MÍRIAM LEITÃO
MANOELA CALDAS

Ano 2019
Nº 1  Jul/Dez
EDITORIAL

O primeiro número da Miguel reúne artigos produzidos a partir de monografias de graduação, orientadas pelos professores do Departamento de Comunicação Social Bárbara Assumpção, Cristina Bravo, Gustavo Chataignier, Itala Maduell, Luciana Pereira e Marcia Antabi. São seis trabalhos de alunos sobre diferentes questões da comunicação. Cecília Bueno entrevistou moradores de município afetado pela tragédia ambiental da Samarco, em 2016, para observar a memória de um povo devastado. André Luiz Marinho Costa faz análise crítica da abordagem da CNN sobre a conjuntura política dos Estados Unidos, marcada por conflitos entre a imprensa e o presidente republicano Donald Trump. Theo Villaça discute os fenômenos da pós-verdade e das fake news a partir de autores do século XX. No campo da comunicação organizacional, Vinícius Rodrigues M. Silva faz estudo de caso sobre o jornal interno Grand News, do hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro. Fechando esta edição, dois autores pensam o audiovisual: Nathanael Leitão de Carvalho pesquisa como as novas tecnologias relacionadas ao som podem tornar o cinema mais acessível a deficientes visuais e Brenda Lopes Siqueira analisa o storytelling nos videoclipes.

LILIAN SABACK

ARTIGOS
BENTO RODRIGUES:MEMÓRIA DE UM POVOADO DESTRUÍDO PELA LAMA
CECILIA BUENO

24H EM WASHINGTON D.C.:A COBERTURA DA CNN SOBRE O CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO DOS ESTADOS UNIDOS A COBERTURA DA CNN SOBRE O CONTEXTO POLÍTICO CONTEMPORÂNEO DOS ESTADOS UNIDOS
ANDRE LUIZ MARINHO DA SILVA COSTA

NO QUE ACREDITAR:PÓS-VERDADE E FAKE NEWS COMO ESTRATAGEMAS POLÍTICOS
THEO MAGALHAES VILLACA

COMUNICAÇÃO INTERNA:O COLABORADOR NAS PAUTAS DO JORNAL GRAND NEWS
VINICIUS RODRIGUES MENEZES SILVA

A ARTE DE ESCUTAR CINEMA:O SOM COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS
NATHANAEL LEITAO DE CARVALHO

O STORYTELLING NOS VIDEOCLIPES
BRENDA LOPES SIQUEIRA


EXPEDIENTE


DIRETOR DE DEPARTAMENTO
LEONEL AGUIAR

COORDENADOR DEPARTAMENTAL DE GRADUAÇÃO
TATIANA SICILIANO

COORDENADOR(ES) ADJUNTO(S) DE GRADUAÇÃO
PATRICIA MAURICIO
ANDREA FRANCA

EDITOR(ES) EXECUTIVO(S)
LILIAN SABACK

EDITOR(ES) ADJUNTO(S)
BARBARA ASSUMPCAO
DANIEL VARGENS
FELIPE GOMBERG

MEMBRO(S) DO CONSELHO EDITORIAL
LEONEL AGUIAR
TATIANA SICILIANO
PATRICIA MAURICIO
FELIPE GOMBERG
CRISTINA BRAVO
NEY COSTA SANTOS
ITALA MADUELL
BARBARA ASSUMPCAO
MARCIA ANTABI

CONTATO

Departamento de Comunicação Social
Rua Marquês de São Vicente, 225 – Ala Kennedy – 6º andar
CEP: 22453-900 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ
Tels.: (021) 3527-1144 / 3527-1145 / 3527-1146
miguel@puc-rio.br