TÍTULO
DECOLONIALIDADE E INFÂNCIA:HERANÇA COLONIAL E CONEXÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZA
DATA DE CATALOGAÇÃO:
19/04/2023
AUTORES
DOI
PALAVRAS-CHAVES
DECOLONIALIDADE; INFANCIA; NATUREZA; PRATICA EDUCACIONAL DECOLONIAL;
RESUMO
Neste artigo3 propomos uma reflexão sobre decolonialidade a partir da correlação entre
infância e natureza. A argumentação e o percurso teórico-metodológico incluíram a
revisão de conceitos, conteúdos e práticas educacionais adotadas junto às crianças, e
identificadas como heranças de epistemologias coloniais. O texto analisa sobre experiências
que reforçam o silenciamento das contribuições dos povos originários e dos
saberes e experiências infantis e ressalta a importância de incorporar vivências e percepções
sobre o mundo natural que fomentem relações de reciprocidade, em detrimento
de relações baseadas no uso e consumo indiscriminados dos recursos naturais.
Por fim, a argumentação é consubstanciada em estudos e experiências que ilustram
metodologias alternativas às proposições hegemônicas colonialistas, que tendem a
reforçar a desconexão entre os conhecimentos científico e tradicional.