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ARTIGOS

TÍTULO
DECOLONIALIDADE E INFÂNCIA:HERANÇA COLONIAL E CONEXÃO DAS CRIANÇAS COM A NATUREZAIcone PDF


DATA DE CATALOGAÇÃO: 19/04/2023

AUTORES
DOI
PALAVRAS-CHAVES
DECOLONIALIDADE; INFANCIA; NATUREZA; PRATICA EDUCACIONAL DECOLONIAL;

RESUMO
Neste artigo3 propomos uma reflexão sobre decolonialidade a partir da correlação entre infância e natureza. A argumentação e o percurso teórico-metodológico incluíram a revisão de conceitos, conteúdos e práticas educacionais adotadas junto às crianças, e identificadas como heranças de epistemologias coloniais. O texto analisa sobre experiências que reforçam o silenciamento das contribuições dos povos originários e dos saberes e experiências infantis e ressalta a importância de incorporar vivências e percepções sobre o mundo natural que fomentem relações de reciprocidade, em detrimento de relações baseadas no uso e consumo indiscriminados dos recursos naturais. Por fim, a argumentação é consubstanciada em estudos e experiências que ilustram metodologias alternativas às proposições hegemônicas colonialistas, que tendem a reforçar a desconexão entre os conhecimentos científico e tradicional.