A Revista Hurbinek adota o sistema de publicação em fluxo contínuo.

Capa do fasciculo 2024 2023 | Nº 1
2024 2023 | Nº 1  

EDIÇÃO ATUAL

Este número reúne quatro artigos, que exploram vertentes diversas da obra de Primo Levi e seu legado. O primeiro deles – de autoria de Anna Basevi – propõe um diálogo entre Franz Kafka e Primo Levi, tomando como eixo dois de seus personagens, Odradek e Hurbinek, presentes respectivamente nas obras O processo e A trégua. Pedro Caldas, no segundo artigo, trata da recepção de uma das mais importantes obras de Primo Levi – A tabela periódica – pela crítica italiana, imediatamente após o seu lançamento em 1973. Leila Danziger, no terceiro artigo, comenta as imagens de obras de sua autoria como artista plástica, exibidas em mostra por ela realizada no Museu Judaico de São Paulo, entre julho de 2022 e janeiro de 2023. Trata-se de uma aproximação visual com temas caros a Primo Levi. O quarto artigo, de autoria de Renato Lessa, explora as possibilidades de uma “antropologia primoleviana”, com base em referências à condição humana presentes na obra de Primo Levi. Duas resenhas completam o conjunto dos textos, de autoria de Sergio Schargel e Jimmy Sudário, a propósito de dois livros cujas temáticas inserem-se no campo primoleviano.


ARTIGOS
ANNA BASEVI
PEDRO SPINOLA PEREIRA CALDAS
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
LEILA DANZIGER
(UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
RENATO LESSA
(PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO)


RESENHAS
SERGIO SCHARGEL
(UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
JIMMY SUDARIO CABRAL
(UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA)
Capa do fasciculo 2024 2022 | Nº 2
2024 2022 | Nº 2  


Este volume, para além de textos originais de autores brasileiros sobre Primo Levi, apresenta um pequeno dossier a respeito de Jean Améry. Dois ensaios inéditos no Brasil, já publicados na Argentina e na Itália, também são incluídos. O volume inclui ainda, em primeira mão, texto de conferência do historiador Dan Diner, sobre sentidos distintos da ideia de morte.


ARTIGOS
AISLAN CAMARGO MACIERA
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
CAROLINA SIEJA BERTIN
(UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
PAULA SIMON
(UNIVERSIDADE NACIONAL DE CUYO)
DOMENICO SCARPA
(CENTRO PRIMO LEVI)
DENISE ROLLEMBERG
(UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
WALDOMIRO JOSE SILVA FILHO
(UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA)
MONICA GRIN
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)


RESENHAS
RENATO LESSA
(PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO)
AVRAHAM MILGRAM
(MUSEU YAD VASHEM)
Capa do fasciculo 2024 2022 | Nº 1
2024 2022 | Nº 1  


Este primeiro número está composto integralmente por textos apresentados no Colóquio Mundos de Primo Levi, em alusão ao centenário de nascimento do escritor, realizado na PUC-Rio, em setembro de 2019.


ARTIGOS
ANDREA LOMBARDI
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
DAVI PESSOA
(UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
EDUARDO VIDAL
(ESCOLA LETRA FREUDIANA)
JOAO PEDRO MOURA ALVES FERNANDES
(PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO)
LEANDRO DONNER
(PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO)
LEILA DANZIGER
(UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
GAETANO D´ITRIA
(UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO)
ROSANA KOHL
(PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO)
ANNA BASEVI


RESENHA
APOIO
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ARTIGOS

TÍTULO
UMA CRIANÇA FOGE Icone PDF


AUTORES
ROSANA KOHL
(PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO)


DATA DE CATALOGAÇÃO
10/02/2022

DOI
PALAVRAS-CHAVES
INFANCIA; LITERATURA; PRIMO LEVI; REFUGIO;

RESUMO
O trabalho propõe aproximações a um conjunto de cenas literárias, emolduradas pela narrativa de Primo Levi, que envolvem personagens e/ou narradores crianças, em situação de fuga, deslocamento forçado, refúgio e risco de morte. Na abordagem das cenas, interessa pensar o que entra em jogo no ato de ler as narrativas, que tipo de consideração e olhar suscitam, que qualidade de atenção ajudam a construir e que apelos e demandas éticas nos lançam. O empenho é o de refletir sobre as forças da literatura no endereçamento sensível de histórias de crianças ameaçadas, pela elucidação de procedimentos narrativos que fazem aliança com essas pequenas vidas em trânsito e em risco. Explorar, cena a cena, os modos como cada texto ensaia entrar no ponto de vista de uma maneira de existir, não apenas para ver por onde ela vê, mas para fazê-la existir mais, aumentar suas dimensões ou fazê-la existir de outra maneira.