Museu de Nanociencia e Nanotecnologia
  introdução o projeto links patrocínio quem somos fale conosco
aplicações
estruturas
ferramentas
história

o projeto

Existem diversos objetos no mundo que são tão pequenas que não conseguimos ver a olho nu. Costumamos chamar de “mini” para nos referir a coisas muito pequenas. No entanto, certas coisas são tão pequenas que estão além do “mini”, como por exemplo: um micróbio ou uma célula do corpo. Daí, dizemos que essas coisas são “micro”, ou microscópicas, pelo fato de possuírem dimensões micrométricas. Só conseguimos vê-las com ajuda de um microscópio. Há alguns anos, cientistas começaram a estudar e trabalhar com materiais ainda menores que o “micro”, tão pequenas que chamaram de “nanomateriais”. Obviamente, estas estruturas possuem tamanho nanométrico. Estas estruturas só podem ser “vistas” e manipuladas com o auxílio de aparelhos específicos.

A partir dessas “nanoestruturas”, os cientistas podem, no futuro nem tão distante, construir máquinas extremamente pequenas, bem menores que um grão de arroz, por exemplo. Estas máquinas vão revolucionar quase tudo aquilo que já foi construído pelos seres humanos.

Tudo isso parece um filme de ficção científica, mas estas estruturas, que são 1000000000 menores que um metro, já estão sendo desenvolvidas. Que tal visitarmos o museu para conhecê-las?