Os veículos aéreos não tripulados, conhecidos como VANTs, estão cada vez mais sendo usados nas mais diversas aplicações, da agricultura ao setor militar. Porém, seus curtos tempos de vôo, limitados pela duração das baterias, ainda são um fator limitante para algumas aplicações. Atualmente, o desenvolvimento da tecnologia de células fotovoltaicas tem possibilitado que as mesmas tornem-se cada vez mais leves e flexíveis, possibilitando o emprego dessas em VANTs, por exemplo. Para tanto faz-se necessário o uso de um circuito intermediário que permita que a célula solar seja capaz de carregar a bateria de um VANT em voo.
Dessa forma, o presente trabalho apresenta um estudo sobre células fotovoltaicas, começando pela história
desde sua criação até os dias de hoje, seguindo para a apresentação das características e funcionamento de uma célula solar genérica e passando para avaliação experimental do comportamento de um modelo especifico de célula (RC7.2). Por fim, foram feitas análises de circuitos destinados ao carregamento de baterias de LiPO através de energia fotovoltaica, por meio de simulações computacionais.
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