Gás natural liquefeito (GNL) é o gás natural (NG) resfriado até o ponto onde liquefaz, que ocorre a -162 graus Celsius à pressão atmosférica. A liquefação reduz o volume do gás aproximadamente 600 vezes, dependendo de sua massa molar (que tipicamente é uma mistura de gases). Este processo é muitas vezes a maneira mais econômica de armazenar e transportar gás em longas distâncias - gasodutos são mais viáveis para distâncias mais curtas. A liquefação torna possível movimentar NG entre continentes por meio de navios dedicados (carriers) construídos especialmente para esse fim. Para tornar isso possível, organizações de energia criaram operações altamente complexas, interconectadas e dependentes, formando a denominada cadeia de valor (ou cadeia de fornecimento). Nesta cadeia, o gás associado produzido em campos offshore até 200-250 km da costa, é comprimido até uma unidade de separação do óleo, gás e água, em uma plataforma ou unidade FPSO. Nessa unidade, hidratos eventualmente formados são retirados do gás, que é então seco, e comprimido até instalações na costa. Em uma unidade de processamento de gás natural onshore o gás é processado primariamente te para separar as frações mais pesadas (C2+) e então liquefeito em outra instalação geralmente no mesmo local, denominada planta de baseload. Lá, o gás liquefeito é armazenado geralmente em tanques atmosféricos e criogênicos de domo. Se o campo é de gás não associado e distante 200-250 km ou mais da costa, o gás é processado no mar em navios FLNG, armazenado nos tanques de GNL desta unidade flutuante e aliviado (offloaded) para um navio carrier, acostado navio-a-navio, em tandem por meio de mangueiras criogênicas ou lanças criogênicas (boom loading system). A indústria de GNL vem operando com excelente histórico de segurança. No entanto, partes interessadas reconhecem que alguns incidentes envolvendo GNL são possíveis, incluindo potenciais atauqes terroristas. Apesar de todos os esforços/recursos aplicados para tornar esta indústria um marco referencial em questões de segurança industrial e patrimonial, ainda assim é possível haver acidentes com resultados perigosos. O objetivo deste trabalho é disponibilizar uma ferramenta para ajudar a reduzir a subjetividade do processo de tomada de decisão acerca da localização de terminais de GNL, fornecendo sólida base para as decisões. Um exaustivo trabalho de pesquisa ao longo de seis décadas pretéritas sobre a literatura, não apresentou evidências de que todas as questões relevantes tenham sido incorporadas e integradas em uma única ferramenta de modelagem. Dando um passo adiante, este trabalho tem início e expande modelagem anterior encontrada na literatura, associando espalhamento de poças no mar à incêdios de difusão turbulenta.
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