Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Por Orientador(es)/Coorientador(es)
A - B - C - D - E - F - G - I - J - K - L - M - N - P - R - S - T - V -
Orientador/ Coorientador: MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG
Total:


Autor Língua Título
1 AMANDA PARANHOS DE OLIVEIRA pt [pt] DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA DE ALTA TECNOLOGIA CHINESA: UMA ANÁLISE DOS IMPACTOS NO ÂMBITO NACIONAL E INTERNACIONAL
2 ANA LUIZA DA SILVA LEITE pt [pt] A DEFASAGEM PORTUÁRIA BRASILEIRA: COMO PODEMOS APRENDER COM OS PRINCIPAIS PORTOS MUNDIAIS
3 ANA LUIZA FERNANDES BARBOZA pt [en] EVOLUTION OF THE IMPOSITION OF NON-TARIFF MEASURES IN INTERNATIONAL TRADE: AN ANALYSIS IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 CRISIS
[pt] EVOLUÇÃO DA IMPOSIÇÃO DE MEDIDAS NÃO-TARIFÁRIAS NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: UMA ANÁLISE NO CONTEXTO DA CRISE DA COVID-19
4 ANTONIO MELO E SILVA LAURO JARDIM pt [pt] A PRODUÇÃO AMERICANA DE PETRÓLEO EM FORMAÇÕES DE XISTO E O MERCADO MUNDIAL DE PETRÓLEO 
5 ARISTIDES GUIMARAES BASTOS pt [pt] A DIMENSÃO DA TOMADA DE DECISÃO DA OPEP NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PETRÓLEO 
6 ARMANDO REY GOULART CURTY pt [pt] PERSPECTIVAS A RESPEITO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE COMBUSTÍVEIS FOSSEIS: DE QUE MANEIRA AS CRESCENTES PREOCUPAÇÕES AMBIENTAIS E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS ESTÃO AFETANDO O COMERCIO INTERNACIONAL DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
7 BERNARDO EMANUEL PIMENTEL VARGAS pt [pt] INVESTIMENTO DIRETO EXTERNO CHINÊS: IMPACTOS DOS INVESTIMENTOS CHINESES E SUA RELAÇÃO COM A EUROPA
8 BIANCA MARTINS DA COSTA QUINTAS pt [pt] O COMÉRCIO DE GÁS NATURAL ENTRE A RÚSSIA E A UNIÃO EUROPEIA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO NACIONAL DE GÁS NATURAL DA FEDERAÇÃO RUSSA, A INTERDEPENDÊNCIA ECONÔMICA DO PAÍS COM A UNIÃO EUROPEIA E AS SUAS IMPLICAÇÕES POLÍTICAS
9 BRUNO AUGUSTO BOWMER COUTINHO pt [pt] OS GARGALOS PORTUÁRIOS DO BRASIL E SEU IMPACTO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: DESAFIOS PARA AUMENTAR A COMPETITIVIDADE BRASILEIRA NO CENÁRIO INTERNACIONAL
10 CAMILA AMIGO MEDEIROS pt [pt] A BELT AND ROAD INITIATIVE E SEUS IMPACTOS: UMA ANÁLISE SOBRE O POTENCIAL DE REORDENAÇÃO DOS FLUXOS INTERNACIONAIS DE COMÉRCIO E INVESTIMENTO
11 CAMILA VIEIRA COUTINHO pt [pt] O RECENTE PROCESSO DE REFORMA ENERGÉTICA MEXICANO: AS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES PARA O MÉXICO E PARA A INDÚSTRIA MUNDIAL DO PETRÓLEO
12 CARLOS ALBERTO ANDRADE DIAS pt [pt] AS FORMAS E METODOLOGIAS ADOTADAS NA DIGITALIZAÇÃO: ANALISANDO SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS PARA UMA MELHOR IMPLEMENTAÇÃO
13 CAROLINA BALBOA ROSINA pt [pt] INSERÇÃO DOS PAÍSES ASIÁTICOS NA CADEIA GLOBAL DE VALORES DA INDÚSTRIA TÊXTIL E CONFECÇÕES: FAVORECEU OU PREJUDICOU?
14 CAROLINE SCAPIN STEPHEN COELHO pt [pt] A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA CHINA E A GUERRA COMERCIAL CHINA-ESTADOS UNIDOS NO CONTEXTO DAS TELECOMUNICAÇÕES: UMA ANÁLISE EM TORNO DAS DISPUTAS POR 5G E APLICATIVOS DE CELULAR
15 CLARICE ANSELMO DEL PORTO SILVA pt [pt] ARGENTINA E BRASIL NO MARCO DA PROMOÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA: EVOLUÇÃO DE REGIMES E POLÍTICAS
16 CRISTINA CHAGAS PIRES pt [pt] O PROGRESSO DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA INDIANA: DA ADAPTAÇÃO À INOVAÇÃO
17 DANIEL MERENLENDER pt [pt] DAS ÁGUAS PROFUNDAS DO MAR DO NORTE, AO TOPO DE BAKKEN: CAMINHOS E DESCAMINHOS DO PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO NOS ÚLTIMOS 30 ANOS
18 EVANDRO OSUNA ANAYA DE SOUSA pt [pt] PARADOXO BRASILEIRO ENTRE O AGRONEGÓCIO E A INDÚSTRIA: COMO A INFLEXÃO DA INDUSTRIALIZAÇÃO ALAVANCOU A MODERNIZAÇÃO AGRÍCOLA?
19 FABIO ETIENNE REITENBACH LAU pt [en] DETERMINING THE IMPACT OF AUTOMOTIVE INDUSTRY IN BRAZIL: ANALYSIS OF THE NATIONAL SCENE AFTER MARKET OPENING
[pt] IMPACTOS DETERMINANTES DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DO REGIME AUTOMOTIVO ANTES E DEPOIS DA ABERTURA DO MERCADO NA DÉCADA DE 1990
20 FELIPE RODRIGUES DA CUNHA RIBEIRO pt [pt] COMO AS POLÍTICAS DA OMC AFETAM O MEIO AMBIENTE 
21 FELIPE RODRIGUES DA CUNHA RIBEIRO pt [pt] A TROCA INTRAMULTINACIONAL E OS MÉTODOS DE DIMINUIÇÃO DE TAXAS TOMADAS PELAS MULTINACIONAIS 
21 FERNANDO JOSE DE ALMEIDA BORSI pt [pt] COMO A ARÁBIA SAUDITA INOVA SUAS ESTRATÉGIAS PARA DIVERSIFICAR A ECONOMIA ALÉM DO PETRÓLEO 
22 FILIPE DOS SANTOS NASCIMENTO pt [pt] O COMÉRCIO MARÍTIMO INTERNACIONAL: BANDEIRAS DE CONVENIÊNCIA E O MEIO AMBIENTE
23 GABRIEL DE BARROS TORRES pt [pt] INSERÇÃO DO MERCOSUL EM CADEIAS REGIONAIS DE VALOR: INTEGRAÇÃO PRODUTIVA E CONVERGÊNCIA COM A ALIANÇA DO PACIFICO
24 GABRIEL RIBEIRO LEITE FREITAS pt [pt] SANÇÕES EM CENÁRIOS DE CONFLITO: EFETIVIDADE E IMPACTOS SOB A ÓTICA DA GUERRA RUSSO-UCRANIANA
25 GEORGIANA ROCHA M DE A C NEVES pt [pt] O IMPACTO DO E-COMMERCE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: AS VANTAGENS E DESAFIOS DO COMÉRCIO ELETRÔNICO
26 GIOVANNA BELISARIO BRONZO DA COSTA pt [pt] CADEIAS GLOBAIS DE VALOR: MUDANÇAS NOS PADRÕES DE COMÉRCIO DESDE A DÉCADA DE 90 ATÉ OS DIAS ATUAIS
27 GIOVANNA PELLEGRINI B DA SILVA pt [pt] ACORDO MERCOSUL-UNIÃO EUROPEIA: POSSÍVEIS EFEITOS PARA O BRASIL
28 GISELA SOUZA CASTRO pt [pt] AMPLIAÇÃO DA PAUTA DE EXPORTAÇÃO BRASILEIRA PARA A CHINA: PARA ALÉM DAS COMMODITIES
29 GIULIA SANTOS RIBEIRO DE ARAúJO CARNEIRO pt [pt] CRÔNICA DE UMA SUPERPOTÊNCIA ANUNCIADA: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA TECNOLÓGICO CHINÊS, A TECH WAR, E A RECONFIGURAÇÃO DA ORDEM MUNDIAL
30 ISABELLA CARDOSO ALMEIDA pt [pt] O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE VESTUÁRIOS: COMO A SUSTENTABILIDADE SURGE COMO UM FATOR DE COMPETITIVIDADE E DIFERENCIAÇÃO ENTRE AS EMPRESAS
31 ISABELLA NOBRE PEDREIRA DA COSTA pt [pt] OS INVESTIMENTOS EXTERNOS REALIZADOS PELA CHINA E SEUS OBJETIVOS 
32 JOAO ANTONIO DA SILVA LIMA pt [pt] THE BELT AND ROAD INITIATIVE COMO POLÍTICA EXTERNA 
33 JOAO PEDRO BARCELOS F A SOUZA pt [pt] ACORDOS PREFERENCIAIS DE COMÉRCIO E A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL EM UM CENÁRIO EM MODIFICAÇÃO 
34 JOAO PEDRO DE CARVALHO STRAUB pt [pt] PAZ, CHUVA, PROSPERIDADE: UMA ANÁLISE SOBRE A SOUTHERN AFRICAN CUSTOMS UNION E SEU PAPEL NA INTEGRAÇÃO COMERCIAL NA ÁFRICA AUSTRAL
35 JOSE LUIZ MENEZES COSTA JUNIOR pt [pt] SUPERAÇÃO DE PROBLEMAS NO ESCOAMENTO DA SAFRA DE SOJA BRASILEIRA E GANHOS DE COMPETITIVIDADE ATRAVÉS DE SOLUÇÕES NO TRANSPORTE ATÉ OS PORTOS 
36 JULIA DE BULHOES CARVALHO SCHECHTMAN pt [pt] O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE ARMAMENTOS E O TRATADO DE COMÉRCIO DE ARMAS 
37 JULIA HENRIQUES MONNERAT pt [pt] O CAPITAL HUMANO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE E A (NÃO) INSERÇÃO DO BRASIL NAS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E CHINA
38 JULIA MOREIRA BOUILLET DE ORNELLAS pt [pt] DISPUTAS MODERNAS UMA ANáLISE SOBRE O EMBATE COMERCIAL E TECNOLóGICO ENTRE A CHINA E OS EUA E O CONTROLE DA TECNOLOGIA 5G 
39 JULIA PARUSSULO DE SALLES pt [pt] ACORDO DE FACILITAÇÃO DO COMÉRCIO: UM INCENTIVO À INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
40 KIMBERLY LIMA DE CARVALHO pt [pt] AS MEDIDAS DE DEFESA COMERCIAL E O BRASIL NO COMÉRCIO INTERNACIONAL 
41 LARA FURTADO MENDES pt [pt] POR QUE OS CHINESES BUSCAM INVESTIR EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO? UMA ANÁLISE ACERCA DO IED CHINÊS: ÁFRICA E BRASIL.
42 LUCAS FERREIRA SILVA pt [pt] A UCRÂNIA E A NOVA DINÂMICA GLOBALIZADA DO TRABALHO: ESTUDO SOBRE A GLOBALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS E OS FATORES COMPETITIVOS DA UCRÂNIA NO OUTSOURCING EM TI
43 LUCAS ODILON DOS ANJOS NOEL DA SILVA pt [pt] O BRASIL VIS-À-VIS A ESTAGNAÇÃO DO MERCOSUL E A EMERGÊNCIA DOS MEGA-ACORDOS COMERCIAIS: CAMINHOS POSSÍVEIS
44 LUIS FERNANDO MUTUANO CAVALCANTI DE BARROS pt [pt] COMO O CRESCIMENTO DO COMÉRCIO DE COMMODITIES PELA RÚSSIA VEM IMPACTANDO A SUA ECONOMIA NACIONAL DESDE OS ANOS PÓS GUERRA FRIA ATÉ A ATUALIDADE? 
45 LUIZA DE OLIVEIRA COHEN ZAIDE pt [pt] INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS BRASILEIRAS: O CASO EMBRAER
46 MANUELA BOITEUX PESTANA pt [pt] A INICIATIVA DO CINTURÃO E ROTA E AS OPORTUNIDADES ECONÔMICAS PARA A REPÚBLICA POPULAR DA CHINA 
47 MARCELO CARNEIRO RUAS pt [pt] AS POLÍTICAS COMERCIAIS COMO FERRAMENTAS DE DESINTEGRACAO REGIONAL: AS DISPUTAS COMERCIAIS ENVOLVENDO ARGENTINA E BRASIL NO MERCOSUL E NA OMC
48 MARIA FERNANDA DE V CAVALCANTI pt [pt] FRENTE ÀS PRESSÕES GLOBAIS PELA TRANSIÇÃO ENERGÉTICA, O QUE PODEMOS ESPERAR DO COMÉRCIO NO GOLFO PÉRSICO? 
49 MARIA IZABEL BARBOSA RAMOS pt [pt] MERCOSUL E SUAS AGENDAS: RETROCESSO OU READAPTAÇÃO?
50 MARIA PAULA LUTTERBACH S C LEMOS pt [pt] COMÉRCIO INTERNACIONAL E MEIO AMBIENTE NO SÉCULO XXI 
51 MARIANA RESENDE DE PAIVA pt [pt] UMA ANÁLISE DO GRAU DE INTENSIVIDADE TECNOLÓGICA DA PAUTA DE EXPORTAÇÃO BRASILEIRA RELATIVO AOS ANOS DE 1997 A 2022 
52 MARINA PRATI DE AGUIAR MENDONCA pt [pt] POLÍTICAS PROTECIONISTAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: A POLÍTICA DE CONTEÚDO LOCAL E OS INVESTIMENTOS NO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS
53 MATHEUS MELO DE JESUS pt [pt] OS ATORES DO SUPERCICLO DAS COMMODITIES NO TEATRO INTERNACIONAL 
54 NATHAN GOMES FERREIRA pt [pt] O SETOR DE SEMICONDUTORES: DINÂMICAS, RELEVÂNCIA E DESAFIOS DE RESILIÊNCIA
[en] THE SEMICONDUCTOR INDUSTRY: DYNAMICS, RELEVANCE, AND RESILIENCE CHALLENGES
55 NATHÁLIA MARIANO DUMIT DE OLIVEIRA pt [pt] O IMPACTO DA INOVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ECONOMIA: RELACIONANDO ÍNDICES DE P&D COM O AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES
56 PAULO CESAR FERREIRA DA SILVA JÚNIOR pt [pt] O MERCADO DE GÁS EUROPEU: UMA ANÁLISE SOBRE O PASSADO E AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
57 PEDRO NAPOLITANO CAMPOS DE ARAUJO pt [pt] O CASO EMBRAER: HISTÓRIA, ESTRATÉGIAS DE SUCESSO E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO À LUZ DA ESCOLA DE UPPSALA
58 RAFAELA PEREIRA NUNES SOUZA pt [pt] PREOCUPAÇÃO OU PROTECIONISMO?: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DAS PRESSÕES AMBIENTAIS EM ACORDOS DE COMÉRCIO
59 RAFAELA RODRIGUES CRUZ DA COSTA pt [pt] O NORDESTE INTERNACIONAL: COMO O INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA PERMITIU A MUDANÇA DO PERFIL EXPORTADOR DO NORDESTE
60 RAFAELLA MARQUES DA SILVA pt [pt] A INDÚSTRIA DE ARMAS LEVES DO BRASIL E A SUA RELEVÂNCIA PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL 
61 SOPHIA BEJGEL FREIRE pt [pt] O COMÉRCIO: DA PESTE A COVID-19 UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DE GRANDES EPIDEMIAS E PANDEMIAS NO COMÉRCIO E ECONOMIA INTERNACIONAL
62 THAMIRES GONCALVES DA SILVA SOUZA pt [pt] A LOGÍSTICA DA PRODUÇÃO E EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO BRASILEIRO, O GOVERNO E SUAS POLÍTICAS NA ÁREA E COMO ISTO INFLUÊNCIA O COMÉRCIO EXTERIOR BRASILEIRO 
63 THAÍS CHANG HENRIQUES PINTO pt [pt] A BUSCA POR ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS NOS ESTADOS UNIDOS E CHINA PODE AFETAR O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO LONGO PRAZO 
64 THIAGO DE OLIVEIRA MATTOS pt [pt] BRASIL E CHINA E AS CADEIAS GLOBAIS DE VALOR DO SETOR AUTOMOTIVO 
65 VICTORIA DE TOLEDO PIZA BRAGA pt [pt] INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR DE COSMÉTICOS: UM ESTUDO DE CASO DA L ORÉAL E DA PROCTER & GAMBLE
66 VINÍCIUS NADLER FUMO pt [pt] O COMÉRCIO ESPORTIVO INTERNACIONAL INTEGRADO: DO AMADOR AO PROFISSIONAL
67 VITORIA MIKOLEITE VAHIA DE ABREU pt [pt] COMÉRCIO INTERNACIONAL E A SEGURANÇA ALIMENTAR: O CASO DA DINAMARCA FRENTE À UNIÃO EUROPEIA
68 VITORIA SPONCHIADO VIEIRA pt [pt] O CONHECIMENTO AERONÁUTICO BRASILEIRO E A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EMBRAER 
69 YASMIN HAIMURI GUIMARAES pt [pt] O COMÉRCIO BILATERAL BRASIL-CHINA 
70 YURI FERREIRA GONCALVES TAGOMORI pt [pt] A ASCENSÃO DO E-COMMERCE NO COMÉRCIO INTERNACIONAL: COMO SE DEU O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO NO COMÉRCIO MUNDIAL DESDE O SURGIMENTO DA INTERNET E DA ECONOMIA DIGITAL
Total: 70

<< voltar