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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: PATROCÍNIO ESPORTIVO COMO FERRAMENTA DE MARKETING: O CASO PETROBRAS / BMW WILLIAMS
Autor(es): FABIO TOLEDO SOARES
Colaborador(es): ELMO CAVALCANTE GOMES JUNIOR - Orientador
Catalogação: 31/OUT/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7393@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=7393@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.7393
Resumo:
O trabalho aqui apresentado teve como objetivo principal aumentar nossa compreensão acerca da relevância do patrocínio esportivo como ferramenta de marketing, a partir do estudo da parceria Petrobras/BMW Williams sob o ponto de vista de seu mercado-alvo. Para obtenção dos dados do estudo foi utilizada uma pesquisa de campo por meio de um questionário que foi aplicado a pessoas com mais de 18 anos de idade, conhecidas do pesquisador e que possuem condições financeiras de possuir um carro, independentemente se for próprio ou de terceiros. Verificou-se que, apesar das pessoas acreditarem que o uso de produtos na Fórmula Um é uma evidência da qualidade da Petrobras, não se pode afirmar que esse patrocínio melhore sua imagem significativamente junto ao público, já que a percepção da marca Petrobras no grupo de pessoas que conhece o patrocínio não é significativamente maior do que no grupo que não conhece.
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