Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DO MODELO DE DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES: O ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE GRANDE PORTE NO SETOR DE MODA
Autor(es): MARIA LUIZA CARNEIRO DE FARIA
MARIANA FREITAS DE LEMOS
Colaborador(es): MARCELO XAVIER SEELING - Orientador
Catalogação: 04 11:10:20.000000/JAN/2024 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65819@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65819
Resumo:
O trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar o modelo de desenvolvimento de micro e pequenas empresas de confecção de roupa nacional de uma grande empresa de moda e compará-lo com boas práticas da literatura. Dessa maneira, a monografia visa responder à seguinte pergunta: “Quais as práticas de desenvolvimento de fornecedores de confecção da cadeia nacional utilizadas por uma grande empresa do mercado de varejo de moda?". Para isso, utilizou-se da metodologia de estudo de caso único, o que possibilitou o entendimento da estratégia de desenvolvimento de fornecedores e, por conseguinte, a identificação de oportunidades de melhorias. Os principais pontos de melhorias encontrados estão relacionados ao baixo impacto da política de fornecimento na estratégia global da empresa. Além disso, identificou-se um baixo compartilhamento de informações de qualidade e uma atuação restrita do Time de Desenvolvimento de Fornecedores em campo. Para a proposição de melhorias, foram analisadas práticas da literatura relacionadas à gestão da cadeia de suprimentos e desenvolvimento de fornecedores. Por fim, recomendou-se um maior compartilhamento de informações de qualidade, além do maior uso de ferramentas automatizadas de gestão. Além disso, foi sugerida a incorporação do indicador de performance da cadeia de suprimentos no planejamento estratégico da companhia e o monitoramento do mesmo, e da política de fornecimento, por todas as células do Setor de Operações.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF