Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: O PAPEL DO BNDES NO ENFRENTAMENTO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
Autor(es): LAURA VIEIRA SCOFIELD
Colaborador(es): CIRO VALERIO TORRES DA SILVA - Orientador
Catalogação: 19 11:10:20.000000/DEZ/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65574@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65574@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65574
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo identificar e evidenciar o papel do BNDES, como banco de desenvolvimento brasileiro, no enfrentamento da crise das mudanças climáticas. Para tal, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o tema, focando nos conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade corporativa e responsabilidade socioambiental, formando uma base teórica em torno do conceito geral de sustentabilidade. Após concluída a etapa bibliográfica, foi feito um estudo de caso sobre o BNDES, buscando entender o seu escopo de atuação e compromisso com a sustentabilidade como parte da sua razão de ser quanto organização, e, então, foram escolhidos para análise 5 exemplos de projetos/programas nos quais o banco investiu e possuem como foco o auxílio no enfrentamento das mudanças climáticas. Por fim, relacionando a análise destas estratégias com a etapa bibliográfica, chegou-se a uma conclusão sobre o papel que o BNDES possui, como banco de desenvolvimento brasileiro, no enfrentamento das mudanças climáticas. Entende-se, portanto, que o banco possui um papel indutor e ativo nesta crise climática, agindo conforme os conceitos de RSC e desenvolvimento sustentável. Entretanto, alguns questionamentos, quanto a extensão da sua ação, foram levantadas e sugestões tanto para a organização quanto para estudos futuros foram feitas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF