Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A EVOLUÇÃO ESPIRITUAL DE MALCOLM X
Autor(es): PEDRO BIANCHINI BARATA
Colaborador(es): ROMULO COSTA MATTOS - Orientador
Catalogação: 30 11:10:20.000000/NOV/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65289@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65289
Resumo:
Malcolm Little tornou-se mundialmente conhecido como Malcom X, principalmente por conta de sua militância no grupo Nation of Islam, um movimento nacionalista negro que defendia essencialmente a natureza demoníaca do homem branco e a natureza primordial do homem negro, e que tinha como fundamento maior o separatismo. Esse grupo entendia que o Islam era a verdadeira religião do homem negro por ser uma religião livre do racismo, e que o cristianismo era a religião opressora do homem branco, imposta pelos europeus. Todavia, apesar de empregarem o termo Islam e se denominarem muçulmanos, o grupo em verdade nada tinha a ver com o Islam tradicional. O que poucos sabem é que nos seus últimos anos de vida Malcolm X rompeu com o grupo e, após fazer a peregrinação a Meca, se converteu e passou a pregar o Islam ortodoxo. Nessa pesquisa, procuro me debruçar sobre a sua conversão ao Islam e compreender de que forma essa religião passou a influenciar sua nova missão de vida, buscando entender a relação do Islam com a história negra; o Islam na África Ocidental; o Islam nas Américas trazidos pelos escravizados; e os movimentos proto-islâmicos do século XX.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF