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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: O DIREITO À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
Autor(es): MARCELLA MARQUES RANGEL
Colaborador(es): JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador
Catalogação: 30 11:10:20.000000/NOV/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65287@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65287
Resumo:
A pesquisa “ O direito à inclusão da pessoa com deficiência: desafios da formação docente" pretende analisar a historicidade do tema educação inclusiva. O âmbito pelo qual situo o presente trabalho é na didática e a forma como o ensino irá se relacionar com o diferente. Partindo da premissa de que a inclusão é um ato possível a todos, este trabalho busca trazer alternativas viáveis para tornar o ensino de história mais inclusivo. Busco através deste trabalho situar a pessoa com deficiência como sujeito de direito, além de destacar a luta de pessoas com deficiência para ter acesso ao ensino, os desafios que elas enfrentam, e, ainda, trazer algumas reflexões sobre como docentes de licenciaturas vêm lidando com este desafio. Desse modo, irei discorrer sobre disciplinas presentes nas grades dos cursos de licenciatura em história em diferentes universidades do Rio de Janeiro para tentar entender onde está o déficit e o que as mesmas oferecem para essa discussão. O objetivo é desmistificar a ideia de que somente a matrícula é a solução e além disso trazer alternativas palpáveis de abordagens educacionais que contemplem a inclusão.
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