Título: | O DIREITO À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE | ||||||||||||
Autor(es): |
MARCELLA MARQUES RANGEL |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 30 11:10:20.000000/NOV/2023 | Idioma(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65287@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65287 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A pesquisa “ O direito à inclusão da pessoa com deficiência: desafios da formação docente"
pretende analisar a historicidade do tema educação inclusiva. O âmbito pelo qual situo o
presente trabalho é na didática e a forma como o ensino irá se relacionar com o diferente.
Partindo da premissa de que a inclusão é um ato possível a todos, este trabalho busca trazer
alternativas viáveis para tornar o ensino de história mais inclusivo. Busco através deste
trabalho situar a pessoa com deficiência como sujeito de direito, além de destacar a luta de
pessoas com deficiência para ter acesso ao ensino, os desafios que elas enfrentam, e, ainda,
trazer algumas reflexões sobre como docentes de licenciaturas vêm lidando com este desafio.
Desse modo, irei discorrer sobre disciplinas presentes nas grades dos cursos de licenciatura
em história em diferentes universidades do Rio de Janeiro para tentar entender onde está o
déficit e o que as mesmas oferecem para essa discussão. O objetivo é desmistificar a ideia de
que somente a matrícula é a solução e além disso trazer alternativas palpáveis de abordagens
educacionais que contemplem a inclusão.
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