Título: | ENTRE OS VERSOS E A ENXADA: O ROMANCE IBÉRICO NA VOZ DE DONA MILITANA | ||||||||||||
Autor(es): |
ARIEL PORTES DA ROSA NASCIMENTO |
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Colaborador(es): |
CRISLAYNE GLOSS MARAO ALFAGALI - Orientador JOAO DE AZEVEDO E DIAS DUARTE - Coorientador |
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Catalogação: | 29 11:10:20.000000/NOV/2023 | Idioma(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65222@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65222 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho analisará o lugar ocupado pelo romance ibérico, de
origem medieval, no cotidiano imagético e cultural de trabalhadores rurais do
Nordeste brasileiro na segunda metade do século XX, partindo da trajetória
de vida e repertório musical de Dona Militana Salustrino do Nascimento.
Lavradora de origem potiguar, natural do Rio Grande do Norte, Dona Militana
foi uma cantora, trovadora e romanceira brasileira que, durante o trabalho na
lavoura, aprendeu a versar e memorizar histórias com seu pai. Algumas dessas
narrativas datam do século XIII e chegam a ter mais de 700 anos. Desse modo,
o trabalho buscará compreender como esses romances, originalmente
educativos e moralizantes, inicialmente vinculados à Península Ibérica
medieval, assumem novas funções no cotidiano rural do Brasil do século XX
após inúmeras reconfigurações. Neste sentido, o trabalho visa evidenciar o
protagonismo e autoria de Dona Militana na (re)elaboração dessas narrativas,
comparando suas versões com outras variantes existentes dos mesmos
romances
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