Título: | EDUCAÇÃO X COR NO IMPÉRIO BRASILEIRO: A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E ACESSO AO ENSINO NO BRASIL DO SÉCULO XIX | ||||||||||||
Autor(es): |
AMANDA DE FRANCA FERREIRA LIMA |
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Colaborador(es): |
MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador |
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Catalogação: | 29 11:10:20.000000/NOV/2023 | Idioma(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65220@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65220 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A monografia tem como principal objetivo compreender como a construção
dos conceitos de raça e da nação influenciaram diretamente na formação do público
alvo para a Instrução Pública no Brasil. Compreendendo como estes conceitos
foram adequados às pautas discutidas no país durante o século XIX, influenciando
diretamente a formação cultural e política. Por meio do uso da legislação Imperial
sobre a Instrução Pública de 1854 desenvolvendo uma discussão sobre os porquês
de seu desenvolvimento o texto pretende abarcar os processos de criação de
diferenças possibilitado por essas adequações. Este aprofundamento é feito durante
o texto a partir da utilização do exemplo da Escola do Professor Pretextato dos
Passos para evidenciar como está influência foi efetiva de forma política e também
social. Entendendo como mesmo distante do processo ligado a legislação a
convivência em sociedade passava diretamente pelo crivo da dinâmica de
segregação racial característica do Brasil oitocentista.
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