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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: EDUCAÇÃO X COR NO IMPÉRIO BRASILEIRO: A RELAÇÃO ENTRE RAÇA E ACESSO AO ENSINO NO BRASIL DO SÉCULO XIX
Autor(es): AMANDA DE FRANCA FERREIRA LIMA
Colaborador(es): MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador
Catalogação: 29 11:10:20.000000/NOV/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65220@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65220
Resumo:
A monografia tem como principal objetivo compreender como a construção dos conceitos de raça e da nação influenciaram diretamente na formação do público alvo para a Instrução Pública no Brasil. Compreendendo como estes conceitos foram adequados às pautas discutidas no país durante o século XIX, influenciando diretamente a formação cultural e política. Por meio do uso da legislação Imperial sobre a Instrução Pública de 1854 desenvolvendo uma discussão sobre os porquês de seu desenvolvimento o texto pretende abarcar os processos de criação de diferenças possibilitado por essas adequações. Este aprofundamento é feito durante o texto a partir da utilização do exemplo da Escola do Professor Pretextato dos Passos para evidenciar como está influência foi efetiva de forma política e também social. Entendendo como mesmo distante do processo ligado a legislação a convivência em sociedade passava diretamente pelo crivo da dinâmica de segregação racial característica do Brasil oitocentista.
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