Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DIÁLOGOS NAS CORTES ANTIGAS: A RECEPÇÃO MAQUIAVELIANA DA HISTORIOGRAFIA CLÁSSICA
Autor(es): ANTONIO PASSOS RODRIGUES CARREIRA
Colaborador(es): EDUARDO WRIGHT CARDOSO - Orientador
Catalogação: 28 11:10:20.000000/NOV/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65180@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65180
Resumo:
O objetivo desta monografia é analisar os preceitos retóricos da historiografia antiga que Nicolau Maquiavel (1469-1527) aplicou na composição da História de Florença (1521-1525). Na obra percebe-se divergências em relação aos seus predecessores humanistas, porém, elas não representam uma atitude de ruptura com a tradição, mas sim particularidades do autor, que opera com os cânones já estabelecidos de modo criativo, em conformidade com a noção clássica de imitação. As particularidades da abordagem maquiaveliana são fruto, de um lado, da sua interpretação negativa do passado florentino e, de outro, de sua relação com a família Medici. Apesar do modelo greco-latino de escrita da história ser muito amplo, aqui o foco se concentra em sua aproximação com as retóricas deliberativa e epidíctica, na mobilização da ferramenta do éthos e na introdução de discursos atribuídos aos personagens.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF