Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CONSTRUINDO IMAGINÁRIO E IDENTIDADE: A REPRESENTAÇÃO DO CONCEITO DE SERTÃO NOS JORNAIS DO BRASIL IMPERIAL (1830-1840)
Autor(es): ANDRE VILACA GUERRA MONTEIRO
Colaborador(es): MARIA ELISA NORONHA DE SA MADER - Orientador
Catalogação: 24 11:10:20.000000/NOV/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65103@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65103
Resumo:
Os objetivos da pesquisa são analisar como o conceito do sertão foi representado e os significados a ele atribuídos durante o período de 1830-1840, utilizando o Jornal do Comércio e o jornal Sete D’Abril como fontes documentais. É importante contextualizar esse período, ressaltando que é um momento de construção do Império do Brasil, quando várias rebeliões eclodiram no Pará, Maranhão, Bahia e Rio Grande do Sul, que vão caracterizar o Período Regencial. Essas rebeliões representaram, além das insatisfações com as medidas e os rumos que estavam sendo tomadas para o Império, outros projetos políticos alternativos para serem incorporados. Dentro desse contexto o conceito de sertão teve uma função fundamental para se referir ao que deveria ser excluído ou modificado nesse processo de construção do Império. Os significados a ele atribuídos não se referem apenas a espaços geográficos, são também representações simbólicas construídas também no imaginário da população.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF