Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ENTRE AMÉRICA E EUROPA: LUIZ PINTO DE SOUZA COUTINHO E A PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE CONHECIMENTO NO FINAL DO SÉCULO XVIII
Autor(es): ANA LUIZA VALENTE MARINS DRUDE DE LACERDA
Colaborador(es): HELOISA MEIRELES GESTEIRA - Orientador
Catalogação: 22 11:10:20.000000/NOV/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=65020@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.65020
Resumo:
O processo de construção e consolidação da ciência moderna na segunda metade do século XVIII é composto por diferentes sujeitos, espacialidades e trocas, não sendo um processo isolado de outros aspectos da vida social, como a política, a economia e os interesses pessoais. A presente pesquisa analisa a trajetória de Luiz Pinto de Souza Coutinho entre 1769 e 1788, durante seu governo da capitania do Mato Grosso e sua estada em Londres enquanto representante diplomático da Legação Portuguesa. Nossa análise foca-se na produção de conhecimento científico sobre o Mato Grosso, bem como na rede de relações construída por Luiz Pinto, por meio da qual ele faz circular o conhecimento produzido, também elevando seu status perante a eclética comunidade científica do período. Assim, através da transcrição e análise de fontes manuscritas produzidas por Luiz Pinto, propomos que a utilização da categoria de agente intermediário e o foco na circulação do conhecimento para além de fronteiras imperiais nos auxiliam a compreender o processo de construção da ciência, evitando análises eurocentradas e difusionistas que tendem a invisibilizar tensões, espaços e sujeitos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF