Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A IGREJA E OS JUDEUS: COMO SALVAR DO NAZISMO NA ITÁLIA E NO BRASIL?
Autor(es): AUGUSTO DE SOUZA
Colaborador(es): MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Catalogação: 14 11:10:20.000000/NOV/2023 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=64878@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.64878
Resumo:
O presente trabalho pretende analisar proclamação do novo Papa Eugenio Pacelli, o Pio XII. E entender como no contexto do nazismo, a Igreja Católica tentou e conseguiu ajudar a população judaica das atrocidades da Shoah, seja os resguardando na Itália, através de uma rede clandestina de conventos e mosteiros ou conseguindo documentos para que fugissem para os países da América, como o Brasil. Assim iremos analisar também a diplomacia entre a Santa Sé e o Governo brasileiro nesse período da Segunda Guerra para vinda de judeus refugiados ao Brasil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF