Título: | CENÁRIO DA AVIAÇÃO CIVIL NACIONAL PRÉ E PÓS PANDEMIA COM OS CÉUS ABERTOS PARA EMPRESAS ESTRANGEIRAS OPERAREM NO BRASIL | ||||||||||||
Autor(es): |
LUCA VALENTE DE SECCO FREIRE PEDRO SELEM ABRAHAO |
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Colaborador(es): |
RENATO DE VIVEIROS LIMA - Orientador |
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Catalogação: | 04/JUL/2023 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63096@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63096 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho foi elaborado com o objetivo de analisar as perspectivas do mercado de aviação
nacional para as duas principais companhias, Azul e Gol, após a medida provisória que permitiu
a entrada de 100 por cento do capital estrangeiro no mercado de aviação doméstico e a pandemia do
COVID-19. Para isso, utilizou-se uma abordagem da pesquisa explicativa para analisar o
cenário do mercado nacional e as iniciativas adotas por grandes companhias internacionais
tradicionais e low costs. De forma complementar, realizou-se um estudo nos documentos
contábeis das companhias estrangeiras e nacionais utilizando indicadores financeiros e
operacionais, com o objetivo de entender a composição de custos das empresas e como estes
afetam o preço da passagem para o cliente final. O resultado alcançado demonstrou que as
companhias brasileiras, apesar do alto grau de alavancagem, têm os custos operacionais
otimizados para enfrentar a competição com as eventuais estrangeiras que poderão entrar no
mercado brasileiro, havendo ainda espaço para reduzir mais seus custos, seguindo o exemplo
de empresas low costs que oferecem serviços mínimos para os clientes.
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