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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DE HABILIDADES CRÍTICAS DE PROBLEM SOLVING E SUA RELAÇÃO COM O EMPODERAMENTO DE EQUIPES
Autor(es): PAULO MATEUS DINIZ PEREIRA
Colaborador(es): RODRIGO GOYANNES GUSMAO CAIADO - Orientador
RENAN SILVA SANTOS - Coorientador
Catalogação: 04/JUL/2023 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=63089@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.63089
Resumo:
A capacidade de resolver problemas complexos de maneira estruturada tem se destacado como uma das habilidades mais importantes no mercado de trabalho atual e dos próximos anos. Entretanto, o domínio dessas habilidades ainda não é generalizado. Os profissionais que conhecem e utilizam métodos de problem solving no dia a dia de trabalho para tomar decisões ainda são uma minoria, mesmo entre executivos. Além do problem solving, outra ferramenta poderosa utilizada para melhorar a qualidade das decisões tomadas em empresas é o empoderamento, que consiste em aumentar a autonomia dos funcionários por meio da delegação de autoridade e fornecimento de ferramentas que os permitam desempenhar suas novas funções com confiança e competência. Embora a literatura tenha explorado a relação entre empoderamento e problem solving, sobretudo na área a educação por meio do Problem-Based Learning, método de ensino orientado à resolução de problemas, faltam trabalhos que explorem a influência do desenvolvimento de habilidades de problem solving no processo de empoderamento de equipes em empresas. O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é, portanto, avaliar se é possível determinar quais são as habilidades-chave de problem solving e investigar a influência do desenvolvimento e uso de habilidades de resolução de problemas no processo de empoderamento de equipes. Para fundamentá-la, foi realizada a revisão da literatura de problem solving e empoderamento e aplicada uma pesquisa survey com 681 clientes de uma firma global de treinamento e desenvolvimento especializada em problem solving. A partir da literatura e da pesquisa quantitativa, foi possível mostrar que problem solving e empoderamento possuem uma relação de mutualismo, na qual quanto maior o empoderamento de um indivíduo, maior sua autoconfiança e maior seu empoderamento, sendo o contrário igualmente verdade: quanto maior o empoderamento, maior a autoconfiança do indivíduo e maior a sua capacidade de resolver problemas. Além disso, foi possível também reduzir a grande variedade de habilidades de resolução de problemas em seis elementos-chave: empoderamento, criatividade e inovação, liderança, uso de metodologias, pensamento racional e ágil e estruturação e análise de problemas.
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