Título: | PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE DO RAMO ALIMENTÍCIO | ||||||||||||
Autor(es): |
JOAO LAURO CHAVES DONNER CARNEIRO PEDRO HENRIQUE CATALDO MARCONDES |
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Colaborador(es): |
MARCELO XAVIER SEELING - Orientador |
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Catalogação: | 02/AGO/2022 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=60014@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.60014 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Inicialmente, o presente estudo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o planejamento de vendas e operações, com seus principais conceitos e dois modelos que mostram as etapas do processo de S&OP. Posteriormente são apresentados modelos de maturidade que funcionam como uma tática de avaliação do estágio de implementação dos processos de S&OP da empresa para observar gargalos e buscar melhorias constantes. A bibliografia apresentada serviu como base para a elaboração de um estudo de caso em uma subsidiária brasileira de uma grande empresa global do ramo alimentício. O estudo objetiva analisar o processo de S&OP da empresa de acordo com dois modelos de S&OP - Thomé et al. (2012) e Wallace and Stahl (2008) - mostrando que o processo da companhia tem grandes semelhanças com as etapas estabelecidas pelos mesmos. Além disso, foi feita a avaliação do estágio de maturidade da empresa a partir do modelo de maturidade de Grimson & Pyke (2007), analisando a implementação do processo. A empresa obteve estágios entre 3 e 5 nas avaliações das dimensões e foram apresentadas algumas sugestões para a constante evolução do processo em todas as esferas. Como principais oportunidades, destacam-se a adoção de softwares integrados e a construção de um painel de indicadores unificado como o acompanhamento das principais métricas de todas as etapas, sendo atualizadas em tempo real e acessadas por toda a companhia.
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