Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DA SÉRIE EPILÉPTICO, DE DAVID B.
Autor(es): ANDERSON DA SILVA RAMOS
Colaborador(es): MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Catalogação: 22 11:10:20.000000/MAR/2022 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=58178@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.58178
Resumo:
O trabalho faz uma análise da série autobiográfica Epiléptico de David B. constituindo três capítulos relevantes para o autor: o preconceito proveniente das relações sociais, a problematização da fonte como biografia e a constituição do sentido da narrativa a partir de imagem e texto. No primeiro capítulo a análise dos preconceitos social é apoiada pelas reflexões de Michel Foucault com o ideal de sociedade panóptica e Susan Sontag com as conotações metafóricas que as doenças possuem no interior social. O segundo capítulo consiste na percepção de que a obra sendo uma autobiografia, o título e a assinatura constituído pelo autor não condiz com o que se apresenta no interior do texto, conotando assim uma característica a ser discutida e problematizada. O terceiro capítulo corresponde a constituição da narrativa na relação entre imagem e texto, tendo como apoio teórico a contribuição de Antonio Pietroforte e Algirdas Greimas, que constituem uma teorização sobre a constituição literata e os valores de discurso narrativo no âmbito emissivo vs remissivo. A análise dessas três perspectivas permitirá que se constitua um entendimento amplo da intencionalidade da obra de David B., conotando a relação entre imagem e texto que se apresenta para constituição do sentido de sua obra.O trabalho faz uma análise da série autobiográfica Epiléptico de David B. constituindo três capítulos relevantes para o autor: o preconceito proveniente das relações sociais, a problematização da fonte como biografia e a constituição do sentido da narrativa a partir de imagem e texto. No primeiro capítulo a análise dos preconceitos social é apoiada pelas reflexões de Michel Foucault com o ideal de sociedade panóptica e Susan Sontag com as conotações metafóricas que as doenças possuem no interior social. O segundo capítulo consiste na percepção de que a obra sendo uma autobiografia, o título e a assinatura constituído pelo autor não condiz com o que se apresenta no interior do texto, conotando assim uma característica a ser discutida e problematizada. O terceiro capítulo corresponde a constituição da narrativa na relação entre imagem e texto, tendo como apoio teórico a contribuição de Antonio Pietroforte e Algirdas Greimas, que constituem uma teorização sobre a constituição literata e os valores de discurso narrativo no âmbito emissivo vs remissivo. A análise dessas três perspectivas permitirá que se constitua um entendimento amplo da intencionalidade da obra de David B., conotando a relação entre imagem e texto que se apresenta para constituição do sentido de sua obra.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF