Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ORGANIZAÇÕES AMBIDESTRAS NO BRASIL E NO MUNDO: UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE EMPRESAS INOVADORAS ADOTANDO OS CONCEITOS DE EXPLOTAÇÃO E EXPLORAÇÃO
Autor(es): BRUNA CARVALHO FREITAS
PEDRO AREAS PINTO
Colaborador(es): RICARDO YOGUI - Orientador
Catalogação: 16/JUL/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=53745@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.53745
Resumo:
O projeto busca criar uma base sólida para o entendimento teórico de organizações ambidestras, bem como fazer um diagnóstico das empresas mais inovadoras do Brasil e do mundo. Paralelamente ao diagnóstico, busca-se fazer comparações entre ambos os grupos de empresas, buscando endereçar semelhanças e diferenças. Dessa forma, foi identificada uma lacuna que representa uma oportunidade de melhoria para as empresas brasileiras: a implementação de inovação voltada ao longo prazo, que seja ágil, flexível e gere novos mercados ou transforme aqueles existentes. O tema principal deste estudo ainda é pouco compreendido e difundido pelo mercado, porém se mostra uma ferramenta única para a compreensão e análise da inovação de forma abrangente. Além disso, a ambidestria é uma característica fundamental para a sobrevivência empresarial no curto e longo prazo, pois considera: estrutura, cultura, critérios de desempenho, objetivos, foco estratégico, horizonte temporal, perfil de risco e o tipo de inovação. Todos esses fatores são críticos para uma análise detalhada da gestão da inovação. A partir de diversas fontes, incluindo artigos científicos, relatórios anuais e renomadas revistas de negócios, foi realizada uma pesquisa exploratória, identificando e categorizando os componentes essenciais das evidências mais recentes de inovação dentro dos grupos focais de empresas. Posteriormente, a partir de uma estrutura de organizações ambidestras, pôde-se analisar os dados com o objetivo de responder aos principais questionamentos do estudo. Como as empresas nacionais e internacionais trabalham a ambidestria organizacional? Quais são as principais características teóricas de organizações ambidestras presentes em empresas nacionais e internacionais? Existem diferenças e semelhanças em tais características?
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF