Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DISCUSSÃO DA PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS NACIONAIS PARA O MERCADO INTERNO
Autor(es): JOAO JUNQUEIRA DA COSTA
PEDRO RAMENZONI FILIZOLA
Colaborador(es): VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador
Catalogação: 25/JAN/2021 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=51328@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.51328
Resumo:
A busca por fontes energéticas alternativas e renováveis, impulsionada pelo crescimento da demanda energética mundial, tem sido uma questão em todo o mundo. Diante deste contexto, a geração de energia fotovoltaica se apresenta como uma alternativa atraente e vem recebendo investimentos massivos no setor, resultando em um avanço tecnológico significativo e preços cada vez mais acessíveis ao redor de todo o mundo. À vista disso, o Brasil, apesar de ter um grande potencial, ainda não possui um mercado de módulos fotovoltaicos nacionais forte, gerando uma dependência externa. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise de viabilidade de implantação de módulos fotovoltaicos nacionais, em um projeto já em operação, e entender por que na maioria das vezes são utilizados módulos importados. Para atingir tal objetivo, foi realizado um referencial teórico acerca de módulos fotovoltaicos e as tecnologias empregadas nos mesmos, que por sua vez, são utilizadas em projetos de geração de energia elétrica fotovoltaica. Além disso, foi analisado o panorama geral do mercado, tanto nacional, quanto internacional das tecnologias em questão. Por fim, uma análise comparativa foi feita a partir de um estudo de caso de um projeto realizado pela conceituada SolarGrid, empresa referência no setor fotovoltaico brasileiro. Também, contou com entrevistas realizadas com stakeholders atuantes nesse mercado enriquecendo e fortalecendo o entendimento do assunto. Assim, foi possível verificar o gap existente e suas possíveis causas entre o mercado brasileiro e o exterior, tendo em vista que é interessante investir em módulos nacionais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF