Título: | A DIGITALIZAÇÃO DA ÁREA DE COMPRAS: ESTUDO DE CASO DA SHELL BRASIL | ||||||||||||
Autor(es): |
BRENO RODRIGUES LOBATO PEDRO ASSIS RIBEIRO SCHMIDT |
||||||||||||
Colaborador(es): |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/NOV/2019 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45925@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45925 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O mundo corporativo está enfrentando um momento de transformação, onde quem não se atualiza de acordo as novas práticas fica obsoleto e perde vantagem competitiva contra a concorrência. Em paralelo, a área de Compras está cada vez mais se tornando um setor estratégico para as empresas. Dessa forma, alinhando o papel da área com o que tem de novo em práticas de mercado, pode potencializar os seus benefícios e sua geração de valor, atingindo muito além do seu próprio departamento e promovendo contribuições para outros setores do negócio, para o resultado da companhia como um todo e até mesmo de toda a indústria. O desenvolvimento da digitalização pode e deve ser aplicado no setor de Compras, visto que sua implementação pode propiciar diversos benefícios, destacando: maior colaboração e integração entre partes interessadas, seja no ambiente interno ou externo da empresa; aumento na produtividade dos recursos humanos da área; e também gera um maior lucro por meio de menores custos advindos das atividades transacionais. Com isso em mente, esse trabalho de final de curso pretende abordar os impactos da digitalização na área de Compras, com um foco nos benefícios de implantação de Mercados Eletrônicos e Sistema Integrado de Gestão Empresarial, como também os principais desafios consequentes. Além disso, foi realizado um estudo de caso da recente implementação do software Ariba na Shell Brasil, identificando a simplificação relacionada a integração de processos que são conduzidos pelos compradores, maior conformidade e transparência desse fluxo, também foi identificada forte resistência por parte dos usuários.
|
|||||||||||||
|