Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSAMENTO DE SUCATA PARA IMPRESSÃO 3D DE COMPONENTES MECÂNICOS NA INDÚSTRIA
Autor(es): RENAN MURY NEPOMUCENO
Colaborador(es): JAIME TUPIASSU PINHO DE CASTRO - Orientador
DANIEL LUIZ DE MATTOS NASCIMENTO - Coorientador
Catalogação: 01/OUT/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45672@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=45672@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.45672
Resumo:
O objetivo deste estudo é projetar um processo sustentável de reciclagem de sucatas de metal, através do seu uso como matéria-prima para a fabricação de um pó que alimentará uma impressora 3D de metal. Serão investigados todos os processos que possibilitam uma aplicação real, verificação de suas propriedades mecânicas e comparação com os componentes produzidos por métodos tradicionais. A discussão é, no entanto, verificar a viabilidade da implementação da Manufatura Aditiva (MA) através de práticas de Economia Circular (CE), listar os processos e métodos para todas as etapas do processo e como este poderia beneficiar a sustentabilidade dentro de uma indústria. Utilizando uma abordagem baseada em revisão da literatura, seguida de uma pesquisa de campo em ferros velhos para explorar o uso de sucatas de metal, aplicação de grupos focais com engenheiros especialistas de uma indústria multinacional do setor automotivo, seguido da proposta de um modelo conceitual para o tratamento das sucatas e por fim foram feitos ensaios de tração em corpos de prova impressos em PLA para caracterização do material. Portanto, as contribuições deste trabalho abrangem a unificação das tecnologias de impressão 3D com sustentabilidade e imersão numa cadeia produtiva real, desenvolvendo um novo modelo para apoiar a cadeia de sucata. Pode-se inferir através dos resultados dos testes de tração no material a influência real dos parâmetros de impressão no componente final e adquirir conhecimento para pesquisas futuras. Conclui-se também que os resultados das entrevistas com engenheiros especialistas, pesquisas de campo e da literatura que o modelo pode ser usado para reinserção das sucatas como matéria-prima para fabricar produtos sob demanda, podendo então ter implicações sociais e ambientais em um momento de rápida mudança de tecnologia, estabelecendo um modelo sustentável que recicla resíduos de materiais como sucata, um problema notável nas Megacidades.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF