Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A ORDEM DE ALCEU: HISTÓRIA E AÇÃO NO PENSAMENTO SOCIAL E FILOSÓFICO DE ALCEU AMOROSO LIMA (1928-1934)
Autor(es): ANDRE MESQUITA PENNA FIRME
Colaborador(es): MARGARIDA DE SOUZA NEVES - Orientador
Catalogação: 20 11:10:20.000000/AGO/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=43877@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.43877
Resumo:
A monografia analisa a produção de Alceu Amoroso Lima na revista A Ordem, no período de 1928 a 1934. Associando essa documentação às outras publicações do autor e à sua trajetória ao longo décadas de 1920 e 1930, é possível compreender os diálogos que o autor trava com o seu período e com a tradição a qual se filia a partir de 1928, o catolicismo de teor militante. A partir da ação católica, Alceu constrói um pensamento baseado na construção de um passado ideal, identificado com o período colonial brasileiro, no qual a catolicidade supostamente reinaria em sua máxima expressão. Ao inserir a Igreja no correr processual da história, ele identifica a presença de alguns homens que alcançaram a eternidade através de sua santidade. Processo e exemplaridade ganham em Alceu contornos de um pensamento católico conservador que se formava. A partir dessa construção histórica, pode dar as bases da ação possível no mundo a partir de duas frentes: a educação e a questão social, dois focos de disputa no período entre os diversos grupos que disputavam o poder, principalmente a partir de 1930. A crise dos anos 1920 e a revolução de 1930 se tornam capitais para se entender a construção do pensamento de Alceu enquanto itinerário o grupo católico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF