Título: | A CONTRIBUIÇÃO DO DISCURSO HISTÓRICO ESCOLAR NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS ESTUDANTES | ||||||||||||
Autor(es): |
ALICE MABEL PRATES MONTEIRO |
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Colaborador(es): |
IAMARA DA SILVA VIANA - Orientador |
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Catalogação: | 19 11:10:20.000000/AGO/2019 | Idioma(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=43819@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.43819 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta pesquisa tem por objetivo evidenciar a relação entre a forma como o discurso histórico escolar é elaborado pelos professores em sala de aula e a construção identitária dos discentes. Para isso, compreende-se o conceito de representação como elemento chave nos processos de identificação, subjetivação e incorporação ativa do imaginário social presente na realidade brasileira. Partindo da perspectiva teórica proporcionada pela Nova História Cultural, aliada aos estudos sobre o ensino de história, é intenção salientar o potencial performativo do discurso, bem como frisar o compromisso educacional de constante combate às desigualdades sociais. Para isso, a proposta apresentada no presente trabalho baseia-se na formulação e aplicação de uma narrativa histórica descentrada, denominada multiculturalismo performativo, capaz de fornecer subsídios para uma reflexão crítica pelos discentes acerca da realidade e abrir, assim, possibilidades para atitudes transformadoras.
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