Título: | LINGUAGEM METAFÓRICA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FORMA DE DRIBLAR A CENSURA NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR | ||||||||||||
Autor(es): |
ANTONIO IAN DE FARIAS |
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Colaborador(es): |
LARISSA COSTARD SOARES ANTUNES - Orientador |
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Catalogação: | 31 11:10:20.000000/MAI/2019 | Idioma(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38584@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38584 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esse trabalho se trata de um estudo e análise de canções de músicos populares do período da Ditadura Civil-Militar. Essa análise mostrará ao leitor que através das letras dessas músicas, os cantores e compositores faziam resistência frente ao regime militar brasileiro. Será exibido o embate entre militares e cantores que, as tentativas de censura das canções desses compositores. Para fugir ou driblar a censura imposta pelos militares, os músicos começam compor suas canções usando uma linguagem metafórica ou linguagem da fresta para driblarem os órgãos de censura e assim conseguirem passar suas ideias de oposição ao regime militar para o público.
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