Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: LINGUAGEM METAFÓRICA NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA COMO FORMA DE DRIBLAR A CENSURA NO PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR
Autor(es): ANTONIO IAN DE FARIAS
Colaborador(es): LARISSA COSTARD SOARES ANTUNES - Orientador
Catalogação: 31 11:10:20.000000/MAI/2019 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38584@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38584
Resumo:
Esse trabalho se trata de um estudo e análise de canções de músicos populares do período da Ditadura Civil-Militar. Essa análise mostrará ao leitor que através das letras dessas músicas, os cantores e compositores faziam resistência frente ao regime militar brasileiro. Será exibido o embate entre militares e cantores que, as tentativas de censura das canções desses compositores. Para fugir ou driblar a censura imposta pelos militares, os músicos começam compor suas canções usando uma linguagem metafórica ou linguagem da fresta para driblarem os órgãos de censura e assim conseguirem passar suas ideias de oposição ao regime militar para o público.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF