Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A NOVA GESTÃO: EXPANDINDO A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ÁGEIS
Autor(es): CATARINA RAMOS TEIXEIRA
PEDRO HENRIQUE BELFORT FERNANDES
Colaborador(es): VENETIA MARIA CORREA SANTOS - Orientador
Catalogação: 15/MAI/2019 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=38020@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.38020
Resumo:
Este trabalho possui como objetivo central analisar a aplicação de práticas oriundas de metodologias ágeis por equipes com funções distintas ao desenvolvimento de software, como meio alternativo para suprir deficiências administrativas contraídas por organizações contemporâneas. São revisados os conceitos fundamentais da administração científica do trabalho, partindo-se da teoria clássica de Taylor e Fayol até o Sistema Toyota de Produção. Com base na evolução desses ideais, é contextualizado o dilema enfrentado por grandes corporações a partir do século XXI, e ainda são identificadas deficiências advindas da perpetuação de práticas tradicionais de gestão. Em seguida, são apresentadas a filosofia Ágil e as principais metodologias pautadas em seus princípios, discorrendo-se sobre o seu contexto de aplicação, bem como características intrínsecas às equipes que as praticam. Por fim, é analisada a aplicação de metodologias ágeis em três estudos de caso extraídos da literatura, associandolhes habilitadores que favorecem a adoção das práticas em questão. O motivo desse estudo foi a difusão de práticas ágeis que se revelaram como resposta para muitos desafios enfrentados pela indústria de software, mas que hoje ainda permeiam empresas de outros segmentos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF