Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: SIMULAÇÃO E ENSAIO DE EMENDAS HIDRÁULICAS E ELÉTRICAS PARA LINHAS DE CONTROLE DE POÇOS
Autor(es): JOAO PEDRO MOREIRA LASALVIA
Colaborador(es): ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
PEDRO EDUARDO GONZALES PANTA - Coorientador
Catalogação: 07/AGO/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34704@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=34704@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.34704
Resumo:
Na indústria de Óleo & Gás, para que se possa dar início à produção em um poço, é necessário antes completá-lo. A grosso modo, a completação é o processo intermediário entre a perfuração e a extração. A chamada completação inteligente diz respeito a um sistema capaz de coletar, transmitir e analisar dados da produção, do reservatório e da própria completação. Em outras palavras, ela engloba todas as operações de instrumentação necessárias para que os recursos do reservatório sejam extraídos de forma segura e controlada. Para que esses instrumentos possam ser operados a partir da superfície, são usadas linhas de controle, que podem ser hidráulicas e/ou elétricas. Um dos muitos desafios associados a essas linhas é a junção de trecho independentes de cabo, onde esses acoplamentos são feitos através das emendas. Por conta de sua criticidade e do ambiente extremamente hostil dentro dos poços, testes rigorosos se mostram necessários a fim de se garantir que não haja qualquer tipo de falha nessas uniões durante sua operação. Este trabalho se propõe a realizar esses testes, assim como as equivalentes simulações, e compará-los. Os espécimes em questão são dois modelos de emenda, um hidráulico e outro elétrico. O objetivo é simular em software e ensaiar em laboratório um exemplar de cada modelo, sob diferentes solicitações estáticas. Após isso, analisar os resultados com o intuito de verificar a veracidade dos testes e garantir a integridade desses componentes uma vez em condições reais de trabalho.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF