Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: CIDADES INTELIGENTES E GENTRIFICAÇÃO: UMA ANÁLISE DO PROJETO PORTO MARAVILHA
Autor(es): PAULA DANTAS WANGLER
Colaborador(es): EDMUNDO EUTROPIO COELHO DE SOUZA - Orientador
Catalogação: 06/FEV/2018 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32932@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32932
Resumo:
Cidades inteligentes ou smart cities são aquelas que colocam o cidadão no centro do desenvolvimento e planejamento urbano através da ajuda da tecnologia da informação e comunicação. As cidades inteligentes são as novas tendências mundiais. Para ser realizada com sucesso, as cidades inteligentes precisam de planejamento e organização por parte do governo. Caso contrário, o despreparo pode causar problemas graves com os cidadãos como a gentrificação. Para entender melhor como funciona esse processo e quais as vantagens e desvantagens de ter a tecnologia a favor da sociedade, esse estudo de caso analisou o Projeto do Porto Maravilha para entender as resultantes dessa nova tendência mundial.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF