Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DA COR DO POVO: A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POPULAR PARA O CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO (1933-1938)
Autor(es): PAULO CARDOSO ARANTES VIANNA
Colaborador(es): LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - Orientador
Catalogação: 21/NOV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=32062@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.32062
Resumo:
Nos dias atuais o Clube de Regatas do Flamengo é conhecido por ser o time mais popular do Brasil, e consequentemente ter a maior torcida do país. Ainda que este caráter popular do clube possa parecer natural, no entanto, ela tem uma história – pois em suas primeiras décadas o Flamengo não se diferenciava do perfil de outros clubes da zona sul carioca, de forte e assumida marca e composição elitista. Foi somente a partir da década de 1930, quando o clube passou a ser representado nos campos por um time constituído por grandes astros negros do futebol da década de 1930, como Leônidas da Silva, Domingos da Guia e Fausto, que o Flamengo passaria a ser identificado como o clube representante do povo e da nação brasileira. Acompanhar e analisar o sentido deste processo é o objetivo desta monografia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF