Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE TÉRMICA DO FLUXO DE CALOR GERADO POR LASER PARA REMOÇÃO DE HIDRATO EM UM CONECTOR SUBMARINO
Autor(es): LETICIA DE SOUZA BARCELLOS
Colaborador(es): ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
PEDRO EDUARDO GONZALES PANTA - Coorientador
Catalogação: 07/NOV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31928@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31928@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31928
Resumo:
Hidratos são sólidos cristalinos com aparência de gelo que se formam normalmente em condições de alta pressão e baixa temperatura. São resultantes da combinação das moléculas dos componentes leves do gás natural com as moléculas da água. Estas se agrupam em torno das moléculas do gás, formando uma espécie de cavidade que encapsula o gás. Um dos problemas da indústria de óleo e gás é a formação de hidrato. Quando formado ele pode bloquear dutos e outros equipamentos que transportam gás natural e líquido extraídos do campo. Esse projeto tem como objetivo estudar a viabilidade da utilização lasers de alta potência para dissociar o hidrato que é formado no interior de equipamentos utilizados na indústria. O principal problema que será abordado nesse trabalho é a formação de hidrato no MCV (módulo de conexão vertical), que tem como finalidade conectar as linhas de produção. Nesse caso, a formação do hidrato impede que esse equipamento seja desmontado com facilidade quando necessário. O estudo será realizado com simulações computacionais a fim de analisar a condução do calor através da parede do equipamento, com o fluxo de calor externo (gerado pelo laser), avaliando se a temperatura necessária para dissociar o hidrato é atingida.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF