Título: | OTIMIZAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE FORNECEDORES E FRETES PARA MATERIAIS DE OBRA DA ANDRADE GUTIERREZ | ||||||||||||
Autor(es): |
PEDRO GUILHERME MELLO BITY LIMA PEDRO VILLAS BOAS ABREU |
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Colaborador(es): |
HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador |
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Catalogação: | 18/OUT/2017 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31778@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31778 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A tese decorrida neste projeto tem como principal objetivo a redução de custos da Andrade Gutierrez através da otimização e alocação de seus Fornecedores de Frete e Materiais. Depois de levantamentos de dados e elaboração de estudos, comprovou-se que uma parte representativa dos custos da empresa, aproximadamente 31 por cento, estavam ligados ao transporte de materiais entre fornecedores e o canteiro de obra. Com isso, o trabalho visa comparar o modelo atual de elaboração de contratos com um modelo alternativo. Estudos sobre o processo de compras foram realizados a fim de identificar oportunidades de melhoria. Diante disto, questionou-se a maneira da realização dos catálogos pela Equipe Corporativa da empresa. Nos contratos existentes a responsabilidade pela entrega dos materiais às obras era dos Fornecedores de Materiais sem existir uma opção alternativa. Sendo assim, os preços unitários dos materiais em contrato eram compostos pelo seu preço específico e o custo de translado entre o Fornecedor e a Obra. A proposta sugerida do modelo alternativo é a segmentação desses dois valores: o preço de aquisição do material e o custo do serviço de frete, parâmetros no modelo matemático elaborado especificamente para este estudo. Apresentaremos resultados obtidos a partir de conceitos da programação linear e auxílio de um software de otimização, permitindo a comparação entre os dois modelos.
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