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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: OTIMIZAÇÃO DA ALOCAÇÃO DE FORNECEDORES E FRETES PARA MATERIAIS DE OBRA DA ANDRADE GUTIERREZ
Autor(es): PEDRO GUILHERME MELLO BITY LIMA
PEDRO VILLAS BOAS ABREU
Colaborador(es): HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
Catalogação: 18/OUT/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31778@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31778
Resumo:
A tese decorrida neste projeto tem como principal objetivo a redução de custos da Andrade Gutierrez através da otimização e alocação de seus Fornecedores de Frete e Materiais. Depois de levantamentos de dados e elaboração de estudos, comprovou-se que uma parte representativa dos custos da empresa, aproximadamente 31 por cento, estavam ligados ao transporte de materiais entre fornecedores e o canteiro de obra. Com isso, o trabalho visa comparar o modelo atual de elaboração de contratos com um modelo alternativo. Estudos sobre o processo de compras foram realizados a fim de identificar oportunidades de melhoria. Diante disto, questionou-se a maneira da realização dos catálogos pela Equipe Corporativa da empresa. Nos contratos existentes a responsabilidade pela entrega dos materiais às obras era dos Fornecedores de Materiais sem existir uma opção alternativa. Sendo assim, os preços unitários dos materiais em contrato eram compostos pelo seu preço específico e o custo de translado entre o Fornecedor e a Obra. A proposta sugerida do modelo alternativo é a segmentação desses dois valores: o preço de aquisição do material e o custo do serviço de frete, parâmetros no modelo matemático elaborado especificamente para este estudo. Apresentaremos resultados obtidos a partir de conceitos da programação linear e auxílio de um software de otimização, permitindo a comparação entre os dois modelos.
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