Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PANORAMA DO SETOR DE ÓLEOS LUBRIFICANTES
Autor(es): BERNARDO MOURA LOPES DE ALMEIDA
PEDRO LANDIM MACHADO FILHO
Colaborador(es): ROBERTO PEIXOTO NOGUEIRA - Orientador
Catalogação: 02/OUT/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31599@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31599
Resumo:
O presente trabalho visa contextualizar o processo de produção, as aplicações e uma análise dos mercados mundial, sul americano e nacional, de um dos insumos mais fundamentais para o pleno funcionamento de equipamentos em toda área industrial: os óleos lubrificantes. Inicialmente, após a revolução industrial e com o pleno desenvolvimento tecnológico com o decorrer dos anos, ocorre o aumento significativo das exigências de materiais capazes de promover a lubrificação, de modo a otimizar a eficiência e longevidade do maquinário, investindo-se no aperfeiçoamento das técnicas de refino e no desenvolvimento de aditivos, fundamentais para a garantia de propriedades físicas e químicas capazes de atender a variadas necessidades. Além da sua importância no cenário industrial, outro aspecto que merece destaque é o processo produtivo dos óleos lubrificantes. Iniciado desde a extração da sua matéria prima fundamental, o óleo cru, o procedimento caracteriza-se como uma cadeia de processos que visa tratar o petróleo até garantir-lhe as propriedades necessárias para sua aplicação. Inicialmente sofrendo processo de refino, dividido entre processos de separação, conversão e tratamento, são aplicados métodos físicos e químicos capazes de promover a melhoria dos níveis de qualidade do petróleo recém extraído e originar as bases lubrificantes. Principais constituintes dos óleos lubrificantes, as bases dividem-se em óleos básicos minerais, sintéticas, tipicamente óleos básicos submetidos à síntese química e óleos básicos não convencionais. Devido ao fato de suas moléculas apresentarem estrutura e propriedades controladas e previsíveis é cabível qualificar ainda os óleos sintéticos como, mais qualificados a aplicações industriais. Completando o ciclo de processos de confecção dos óleos de lubrificante, realiza-se a inserção de aditivos, compostos químicos capazes de atuar sobre características controláveis como índice de viscosidade, comportamento perante oxidação, comportamento perante corrosão, ponto de fluidez, aglomeração, desgaste e formação de espuma.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF