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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: ESTUDO DE ESCOAMENTOS TURBULENTOS ATRAVÉS DA TÉCNICA DE VELOCIMETRIA HOLOGRÁFICA (HOLOPIV)
Autor(es): CESAR SEQUEIRA DA ROCHA MIRANDA
Colaborador(es): LUIS FERNANDO ALZUGUIR AZEVEDO - Orientador
JULIANA KUHLMANN ABRANTES - Coorientador
Catalogação: 19/SET/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31473@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=31473@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.31473
Resumo:
O presente trabalho visa contribuir em algumas etapas do desenvolvimento e validação – em um escoamento turbulento de canal - uma técnica ótica avançada para medir campos de velocidade tridimensionais, a Velocimetria por Imagem de Partículas Holográfica Digital (HoloPIV), ainda pouco utilizada. Partículas são adicionadas ao escoamento apenas na proximidade do volume de medição, sendo iluminadas por um feixe de laser. O padrão de interferência gerado por difração da luz coerente é denominado um holograma, e pode ser reconstruído numericamente a posteriori, recuperando a informação volumétrica do conjunto de partículas e suas coordenadas tridimensionais. A partir de pares de volumes reconstruídos, é possível calcular campos 3D de velocidade, representativos das estruturas e mecanismos físicos presentes naquela região do escoamento. O estudo e desenvolvimento dessa técnica visa, como objetivo final do projeto como um todo, melhor compreender e possivelmente aperfeiçoar novos métodos de redução de arraste em escoamentos turbulentos, com grande aplicabilidade não só na área da pesquisa, mas também na indústria. Grande parte do foco do trabalho apresentado a seguir é na otimização do processo de injeção local de partículas visualizadoras, de maneira a obter volumes reconstruídos - e, consequentemente, campos de velocidade - com a maior qualidade possível.
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