Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A MEDICINA NO SEGUNDO REINADO: A HOMEOPATIA DO DR. ALEXANDRE JOSÉ DE MELLO MORAIS NAS PÁGINAS DO PERIÓDICO O MÉDICO DO POVO
Autor(es): ANA PAULA RIBEIRO RODRIGUES
Colaborador(es): HELOISA MEIRELES GESTEIRA - Orientador
Catalogação: 05 11:10:20.000000/JUN/2017 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=30228@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.30228
Resumo:
No Segundo Reinado, a cidade do Rio de Janeiro já havia passado por mudanças físicas, onde ela teve o desafio de abrigar a família Real, isso motivou não só a melhora nas habitações, para a instalação da corte, como transformações que fizessem com que a cidade deixasse o seu ar colonial para trás. Assim a medicina passou também por grandes disputas, desde quem poderia exercer a profissão, os médicos formados, vistos como superiores, detentores da ciência moderna, à aqueles que exerciam a medicina com as práticas ditas como populares, que representava o atraso e este deveria ser descartado. Neste momento a Capital ainda não possuía médicos suficientes que dessem conta das doenças que abatiam os habitantes. Isso gera uma disputa que é acompanhada pelos periódicos científicos, apresento o periódico O Medico do Povo e a disputa entre os médicos homeopatas e os alopatas, que desejavam sanar as doenças que acometiam a população nesse período.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF