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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS ORGANIZACIONAIS: ESTUDO DE CASO PROCESSO DE CONTAS A PAGAR (PUIG BRASIL)
Autor(es): GABRIEL BITTENCOURT LEMOS
Colaborador(es): EDMUNDO EUTROPIO COELHO DE SOUZA - Orientador
Catalogação: 15/FEV/2017 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29151@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=29151@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.29151
Resumo:
Este estudo visa analisar o processo de contas a pagar da empresa Puig Brasil e estabelecer seus atuais níveis de eficiência e eficácia, para então propor mudanças que venham a otimizá-lo. As teorias de autores renomados no domínio da administração que abordam temas relevantes em se tratando de gestão de processos organizacionais constituem o foco do estudo. A pesquisa foi realizada através de abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidade com pessoas que utilizam o processo regularmente, em diferentes níveis hierárquicos, para que se evidenciem todas as percepções do processo. Os grupos foram divididos em: operadores do processo, clientes internos e clientes externos (fornecedores). Identificaram-se, sobretudo, problemas em três etapas do processo. Na etapa de planejamento foram encontradas falhas na preparação dos funcionários para o uso da ferramenta que dá suporte ao processo. No que toca à implementação, destacam-se problemas no fluxo de informação dentro do processo. Na etapa de controle, ressalta a inexistência de indicadores para medir os resultados finais. Para solucionar e otimizar o processo foram propostas as seguintes mudanças: (1) elaboração e aplicação do treinamento dos novos funcionários diretamente pela área de contas a pagar, (2) desenho e compartilhamento do fluxo de informação para todos os envolvidos dentro do processo e (3) indicadores quantitativos e qualitativos para controle das mudanças propostas.
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