Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A VIABILIDADE ECONÔMICA DE UMA USINA FOTOVOLTAICA NO CEARÁ
Autor(es): LUCAS STEPHANE SOMMA
PEDRO HENRIQUE MEDICI DE ABOIM
Colaborador(es): FABIO RODRIGO SIQUEIRA BATISTA - Orientador
Catalogação: 28/ABR/2016 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26213@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=26213@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.26213
Resumo:
Tendo como motivação uma maior preocupação do Brasil em inserir fontes alternativas de energia elétrica em sua matriz energética, este trabalho possui como objetivo verificar a viabilidade econômica para a implantação e operação de uma usina solar com capacidade de 10 Mega-Watt na cidade de Limoeiro do Norte (CE). O período analisado corresponde aos 20 anos de vigência de dois contratos de energia elétrica aplicados no Brasil para fontes de energia solar. A partir da obtenção de dados históricos diários de radiação solar, este estudo se baseia na geração de mil possíveis cenários de geração de energia solar para a região. Através da aplicação das condições de receita, ressarcimentos e multas dos contratos às quantidades de energia geradas, puderam ser obtidas previsões de lucro para cada um dos cenários. Considerando todos os impostos incidentes sobre o empreendimento e a aquisição de um financiamento por parte do Banco Nacional do Desenvolvimento, o trabalho utiliza a fórmula do Valor Presente Líquido (VPL) para justificar ou não o investimento em projetos de usinas de geração elétrica solar sobre o ponto de vista do investidor financeiro. Finalmente, este estudo conclui que de acordo com as estimativas realizadas, a implantação da usina solar em questão é viável economicamente, tanto para o contrato de energia no ambiente regulado por disponibilidade como no contrato de energia de reserva.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF