Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PAPEL DA GESTĀO DE RECURSOS NA VALORIZAÇĀO DE UM PORTFÓLIO DE ATIVOS: UM PARALELO ENTRE A TEORIA DE APREÇAMENTO DE ATIVOS E A REALIDADE
Autor(es): ILAN SAMPAIO PARNES
Colaborador(es): VINICIUS DO NASCIMENTO CARRASCO - Orientador
Catalogação: 26 11:10:20.000000/MAR/2014 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22764@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22764
Resumo:
Em um mundo onde os preços de ativos refletem todas as informações disponíveis a todos de maneira simétrica, fica difícil entender o papel das gestoras de recursos. Não deveria fazer sentido, de acordo com modelos de precificação de ativos, que um investidor esteja disposto a pagar taxas - para uma gestora - referentes à administração de seus recursos, além de taxas relativas à performance, dado que o melhor portfólio possível – a solução para o problema de maximizar a média esperada dos retornos dada a menor variância possível - nada mais será do que uma combinação entre um ativo livre de risco (CDI, por exemplo) e um ativo de risco positivo. Qual seria, então, a motivação de colocar os recursos sob administração de um gestor de responsabilidade limitada? Esse estudo visa entender o racional por trás dessa decisão. Para tanto, primeiramente entenderemos um modelo de precificação de ativos propriamente dito, para então aplicar as conclusões aos dados e fatos do mundo real, visando extrair um argumento empírico contra ou a favor da utilização da teoria na tomada de decisões no cenário realista.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF